Processo de fornecimento

Páginas: 9 (2205 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014





Filipe Alencar P. Cavalcante
Tiago Holanda Rabelo
Débora Soares Freitas
Thalita Silva

Logística


Processo de fornecimento


Centro Universitário Estácio Uni Radial
São Paulo - 201
1- Processo de fornecimento e avaliação de qualidade de fornecedores


Hoje em dia os processos logísticos tornaram-se uma importante arma para aquelas empresas que desejam aperfeiçoarcustos e permanecerem ativas em um mercado cada vez mais competitivo. Diante deste contexto, operar com fornecedores alinhados e ajustados aos valores da empresa auxilia na otimização destes processos e contribui para o desenvolvimento sustentável da organização. Ter fornecedores engajados e envolvidos com os princípios da empresa é questão vital para a garantia do suprimento e para o bom desempenhofrente a seus clientes. Atualmente, fala-se muito em parcerias entre empresa e fornecedor. Para que estas parcerias sejam eficazes é preciso definir alguns pontos importantes, dentre eles a avaliação e a qualificação destes parceiros. É justamente neste ponto que as empresas mais pecam. Avaliar e qualificar os fornecedores são um desafio constante e, na maioria dos casos, torna-se o “calcanhar deAquiles” das organizações.
A avaliação e qualificação de fornecedores tem seu início quando do processo de aquisição. Aqui cabe um parêntese: Uma correta descrição do tipo de material que se deseja adquirir é fundamental, pois uma descrição inadequada pode gerar retrabalho e consequentemente falha no fornecimento. Neste momento é fundamental a interação das áreas envolvidas no processo a fim dese evitar possíveis contratempos. Citam-se vários motivadores na adoção da ferramenta de avaliação e qualificação de fornecedores. Dentre eles destacam-se: altos custos de recebimento; excessivo número de fornecedores e redução dos níveis de estoques. Existem várias maneiras e metodologias para avaliar e qualificar fornecedores, metodologias estas que podem variar conforme o segmento e cenário aqual esta inserida a empresa.
No mercado, a prática mais comum consiste na definição de produtos críticos, os quais podem impactar no produto final da empresa, e em cima destes produtos avaliar e qualificar os fornecedores. Neste método são definidos aspectos e critérios de avaliação como qualidade, preço, pontualidade, dentre outros. Estes aspectos e critérios devem estar bem claros, tanto paraa organização quanto para os fornecedores avaliados, pois, é através deles, que será realizada e compilada a efetiva avaliação dos fornecedores. A periodicidade da avaliação é outro ponto a ser observado, pode ser mensal, bimestral, anual, etc., dependendo muito da forma como a empresa deseja gerenciar este processo. A compilação dos resultados obtidos pode ser em sistema próprio desenvolvido viaweb ou através de planilha eletrônica de dados. Um ponto importante no processo de avaliação e qualificação de fornecedores é comunicação. Os fornecedores devem ser constantemente informados sobre seu desempenho dentro da organização. A empresa deve manter um registro atualizado das não conformidades observadas junto a estes e tais não conformidades devem ser tratadas junto aos fornecedores paraque estes executem seus devidos planos de ação de correção das ocorrências. Mas não só as não conformidades devem ser administradas junto aos fornecedores. As avaliações positivas também devem ser comunicadas a fim de que sirva como motivação para a melhoria contínua no fornecimento.






Por fim, o que deve ficar claro para as organizações é que a ferramenta ajuda a aumentar acredibilidade e a eficiência dos processos logísticos das organizações. Deve estar claro também que, não avaliando seus fornecedores, podem resultar perdas e danos irreparáveis muitas vezes não percebidos.
Abaixo temos o fluxograma para mostrar um pouco do corpo da empresa com foco na área de logística:

“Uma empresa é como um corpo. Ser um corpo significa que cada parte faz coisas para as outras. No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Implementação processo Fornecimento ITIL
  • Fornecimento
  • Metso Brasil Indústria e Comércio Ltda
  • Fontes de Fornecimento
  • Fornecimento de energia
  • FORNECIMENTO DE ÁGUA
  • ORDEM DE FORNECIMENTO
  • Fornecimento de refeições

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!