Conceitos da Contabilidade

Páginas: 11 (2547 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014




CONTABILIDADE

A contabilidade pelo seu conjunto de princípios, normas e procedimentos próprios, é uma ciência com o objetivo de conhecer a situação patrimonial das pessoas e as suas mutações.
“É a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informações sobresua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial."
A contabilidade tem por objeto o patrimônio administrável e em constante alteração, e sua finalidade é estudar e controlar o patrimônio, fornecendo informações a quem dela necessitar; as finalidades da contabilidade são reunidas em duas: finalidade de planejamento e finalidade decontrole.
O Planejamento consiste em adotar um modelo de ações dentre diversos outros possíveis. Pode abranger toda a entidade, com a mudança do comportamento até hoje adotado ou apenas parcialmente, dependendo do objetivo maior da organização. A informação contábil pode ser um forte suporte para o planejamento e, mais ainda, quando estabelecendo padrões, torna claro situações futuras.
O Controleestá ligado à análise da obediência das definições adotadas pela organização. A informação contábil apresenta-se como o indicador da situação patrimonial tornando possível a verificação do desempenho da organização em atingir as metas traçadas. Como conseqüência, e pelo possível retorno no caso de êxito no atingimento das metas e políticas delineadas, a informação contábil além de meio de comunicaçãoé uma forma de promover a motivação de todo o corpo organizacional.

TÉCNICAS CONTÁBEIS

Para atingir os seus objetivos a contabilidade se utiliza de técnicas próprias, quais sejam: escrituração, demonstrações contábeis, análise de balanços e auditoria.

Entende-se por Escrituração a técnica pela qual as ocorrências com efeitos no patrimônio são registradas. Algumas regras devem ser seguidaspara que as informações possam ser aproveitadas e compreendidas por todos aqueles interessados. A escrituração é um meio utilizado para possibilitar, pela agregação dos diversos fatos ocorridos, a elaboração de demonstrativos capazes de formar a posição da riqueza patrimonial.
As Demonstrações Contábeis podem ser apresentadas sob diversos ângulos informativos. Algumas são, digamos, umasconsolidações dos fatos registrados ou escriturados. O Balanço Patrimonial, por exemplo, mostra a situação do patrimônio, em determinado momento, resultante da escrituração de diversos fatos. A Demonstração do Resultado do Exercício também é resultante de diversos fatos, positivos e negativos, escriturados durante um ano. Mostra como a empresa se saiu naquele ano. O Inventário é outra demonstração epreocupa-se em mostrar a composição de alguns itens patrimoniais, analiticamente, alguns sem a utilização dos registros contábeis como, por exemplo, os estoques que são fisicamente verificados e outros com base nos registros contábeis como valores a receber e a pagar, valores que a empresa mantém nas instituições financeiras e outros.
A Análise de Balanços é a técnica pela qual se determina acapacidade de pagamento da empresa, o grau de solvência, a evolução da empresa, a estrutura patrimonial e outras. Pela análise de balanços á possível comparar a situação da empresa dentro do setor de que faz parte. Apresenta quocientes úteis para os interessados na riqueza patrimonial, efetivos e potenciais, auxiliando-os, pela relação entre elementos naquele período e pela evolução durante os anos, ainterpretar os demonstrativos apresentados.
A Auditoria é a técnica pela qual é verificada a qualidade da informação prestada confirmando, ou não, se os demonstrativos apresentados representam com fidelidade a situação patrimonial. Na auditoria examina-se os documentos geradores da transformação patrimonial e a estrutura dos demonstrativos contábeis, elaborando-se PARECER conclusivo sobre a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceitos Contabilidade
  • O Conceito De Contabilidade
  • Conceitos- contabilidade
  • Conceitos da Contabilidade
  • contabilidade
  • Contabilidade
  • Contabilidade conceito
  • conceito contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!