Contabilidade conceito

Páginas: 8 (1948 palavras) Publicado: 27 de maio de 2013
1- Conceito de contabilidade.

A contabilidade é uma ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre a sua composição e suas variações, bem como sobre o resultado econômico da gestão da riqueza patrimonial

Durante todo o processo evolutivo da contabilidadeos autores conceituaram a contabilidade de acordo com a utilidade que esta lhes tinha na ocasião.
.Para Hermann Jr., a contabilidade é “a ciência contábil que estuda os fatos que produzem variações patrimoniais, classificando-os de modo a fornecer elementos de orientação ao governo, da riqueza”.
Segundo Hilário Franco “é a ciência que estuda e controla as variaçõesno patrimônio das entidades econômico-administrativas, através de um conjuntosistematizado de preceitos e normas próprias”.
Já Fayol, define a contabilidade como sendo “(..) o órgão visual das empresas.Deve permitir que se saiba a todo instante onde estamos e onde vamos. Deve fornecer sobre a situação econômica da empresa ensinamentos exatos, claros e preciosos.Uma boa contabilidade, simples e clara, fornecendo uma idéia exata das condições daempresa, é um poderoso meio de decisão

2 –OBJETIVOS DA CONTABILIDADE

Antes de iniciar qualquer trabalho ou empreendimento, é importante deixar claro quais os objetivos que se pretende atingir com tal iniciativa.
O objetivo da Contabilidade é a geração de informações para que os diversos usuários possam tomar conhecimento da situação da organização em dado momento, para fins de tomada dedecisões.
Desta forma o objeto da Contabilidade, é então, o patrimônio. Onde o patrimônio é formado pelo conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados à entidade econômico-administrativa, e este constitui o objeto indispensável para que esta realize seus objetivos. Em torno do patrimônio a Contabilidade desenvolve suas funções como um meio de atingir suas finalidades, que é a de informar eorientar a administração sobre o estado desse patrimônio e suas variações
Para a contabilidade conhecer a situação do patrimônio de uma empresa em um determinado momento, bem como suas variações e os efeitos da ação administrativa sobre a riqueza patrimonial, esta registra, interpreta e analisa os fenômenos que ocorrem no patrimônio das pessoas físicas e jurídicas, objetivando demonstrar a seususuários, por meio de relatórios próprios, informações sobre o comportamento dos negócios, buscando fornecer aos administradores, dados precisos para a tomada de decisões.
Aparentemente esse processo é muito simples, a contabilidade obtém os dados através de documentos (notas fiscais, requisições, mapas de custos etc.), sintetiza-os e apresenta aos usuários em forma de relatórios

Usuários dacontabilidade 
Os usuários são pessoas que utilizam da contabilidade, que se interessem pela situação da empresa e buscam nos instrumentos contábeis as suas respostas. Podem ser divididos em: usuários internos e usuários externos. Usuários internos são todas as pessoas ou grupo de pessoas relacionadas com a empresa e que tem facilidade de acesso as informações contábeis, tais como: Gerente ouAdministradores, Funcionários, Diretoria. Usuários Externos são todas as pessoas ou grupos de pessoas sem facilidade de acesso direto as informações, mas que a recebem de publicações das demonstrações pela entidade, tais como: Bancos, Concorrentes, Governo, Fornecedores, Governo.
O usuário interno principal da informação contábil na entidade moderna é a alta administração, que pela proximidade acontabilidade, pode solicitar a elaboração dos relatórios específicos para auxiliar na gestão do negocio.

3 DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS
O Balanço Patrimonial e a Demonstração Resultado do Exercício (DRE) fazem parte de um conjunto de relatórios que compõem as demonstrações contábeis de uma entidade, e são exigidas pela atual legislação societária brasileira. Os critérios para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceitos Contabilidade
  • O Conceito De Contabilidade
  • Conceitos- contabilidade
  • Conceitos da Contabilidade
  • contabilidade
  • Contabilidade
  • conceito contabilidade
  • Conceito de contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!