Sistema EDI

Páginas: 7 (1707 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014


Sumário

























1.0 Conceito e Como funciona

Nestes tempos de economia globalizada e recessiva, com um mercado que exige cada vez mais competitividade e dinamismo, a otimização dos processos ultrapassa as fronteiras da empresa para sobressair nas relações no comércio e na indústria. Neste contexto, a troca rápida de informações é fundamentalpara ganhar eficiência. Para fortificar as relações de comunicação entre empresas (pilhas de papéis, digitação, relatórios, etc.) foi desenvolvida uma tecnologia baseada em comunicação eletrônica na qual as informações vão e voltam sem qualquer interferência. Esta tecnologia é conhecida como EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados) e permite a transferência eletrônica de dados entre diferentescomputadores, em campos de informação.
Da sua aplicação, surge uma nova dinâmica no relacionamento entre a empresa e seus parceiros de negócios simplificando toda a rotina de papéis e procedimentos, integrando processos, reduzindo custos e aumentando produtividade. No EDI o comerciante envia eletronicamente o seu pedido para a indústria ou atacadista. Este atende o pedido e envia, antes da entrega física,uma cópia da nota fiscal. Desta maneira são eliminados erros e a entrega é agilizada. Estes sistemas permitem, também, a leitura e o registo através de códigos de barras nas caixas dos supermercados.



2.0 EDI e logística

O EDI é uma ferramenta que, quando utilizada de forma adequada, pode trazer vários benefícios na atuação das operações logísticas. Dentre as áreas mais beneficiadas,destacam-se as áreas de transporte, estoque, serviço ao cliente e no Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. A seguir, haverá uma breve descrição da utilização do EDI nas respectivas áreas.

2.1 EDI na atividade de transporte

Para o setor de transportes ou empresas transportadoras, que geralmente, são os responsáveis pela movimentação de mercadorias, o EDI é utilizado para agilizar astransações comerciais e processos burocráticos, gerando um diferencial competitivo, uma vez que permite reduzir tempos em que se não está transportando devido a realização de tarefas como a carga, descarga e emissão de documentos.
A função básica das empresas de transporte é baseado no recolhimento, transporte e entrega de mercadorias. Existem veículos que realizam a coleta das mercadorias nas diversasempresas ou clientes, transportando-as até um centro de triagem ou diretamente ao consumidor final. Quando são direcionadas para um centro de triagem, as mercadorias são classificadas de acordo com o destino e são carregadas por veículos que percorrem diferentes linhas e praças de atendimento, como também, o transporte de um produto pode acontecer de uma empresa diretamente para o consumidor final,mas envolvendo várias etapas, inclusive a utilização de diferentes modais de transporte.
Sendo assim, é necessário que as empresas apresentem a legalização de toda essa movimentação, através de documentações, como a nota fiscal que é disponibilizada pelo remetente da mercadoria, o conhecimento de transporte, emitido pelo setor responsável pelo transporte, seguro e mais alguns dados que possuemrelação com toda a operação, onde os dados tem que estar sempre coincidindo com os da nota fiscal.
Mas, o fundamento em implantar o EDI na logística de transporte está, também, na possibilidade de acompanhar a carga, sua utilização, preparar o destinatário para recebê-la, planejar o processo de carga e descarga e etc., eliminando o tempo gasto em paradas de veículos, criando assim, um relacionamentomais firme entre cliente e transportadora.
Os benefícios do EDI na atividade de transporte são inúmeros, com o objetivo de simplificar e agilizar a transferência de informações, reduzir custos e garantir maior segurança.

2.2 EDI no Estoque

Atualmente, as empresas tem se preocupado em prover a disponibilidade de produtos, no local e tempo necessários, no entanto, o elevado custo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema edi
  • Sistema edi
  • Sistema EDI
  • Edi sistema de informação
  • EDI
  • Sistema EDI
  • EDI
  • meu edi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!