sistema digestorio

Páginas: 13 (3051 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
Resumo
Sistema digestório
Tubo digestivo é o caminho que os alimentos percorrem, desde sua digestão dos restos, em forma de fezes. É composto pelos seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estomago, intestinos delgado e grosso.
Boca: onde o alimento sofre a primeira transformação, pois sofre a ação de estruturas como:
Língua: auxilia nos processos de mastigação, mistura e deglutição dosalimentos. Nela estão localizadas as papilas gustativas, responsável pela percepção dos sabores salgado, doce, amargo e ácido;
Dentes: têm a função de cortar, rasgar, moer e triturar os alimentos, facilitando a lise realizada pelo estômago;
Glândulas salivares: são formadas por três pares- parótidas, submandibulares e sublinguais. Têm a função de produzir saliva, que umedece e transforma o alimentoem uma pasta, facilitando o processo de deglutição. Além disso, a saliva, chamada ptialina ou amilase salivar, que promove a degradação dos carboidratos.
Faringe: funciona como um canal comum para a deglutição dos alimentos e a respiração. Na faringe, localiza-se a cartilagem epiglote que fecha a laringe durante a passagem do alimento, impedindo a entrada do bolo alimentar na traqueia.
Esôfago:órgão oco, formado por tecido muscular não estriado. Depois de passar pela faringe, o alimento atinge o esôfago, que conduz o bolo alimentar ao estômago por meio de contrações que recebem o nome de perialtismo.
Estômago: bolsa de parede muscular, localizado ao lado esquerdo do abdome, logo abaixo das ultimas costelas. A válvula que liga o esôfago é denominada cárdia, e a que liga o estômago aoduodeno é o piloro. A principal função é a digestão de proteínas por meio do suco gástrico, o qual possui uma enzima chamado pepsina. A mistura de o bolo alimentar com o suco gástrico são chamados quimo.
Intestino delgado: localiza-se entre o estômago e o intestino grosso e mede de 6 e 8 metros. Apresenta as seguintes divisões: duodeno, jejuno, íleo. O duodeno é a primeira porção do intestinodelgado e possui 25 cm de comprimento; nele é depositado o suco pancreático (produzido pelo pâncreas), que também age na degradação dos alimentos, pois possuem enzimas digestivas. O jejuno e o íleo somam 6 cm de comprimento e atuam juntos na absorção dos alimentos, por meio de estruturas microscopias denominadas micro vilosidades.
Intestino grosso: é um tubo grosso e mais curto que o intestinodelgado. Mede aproximadamente 1,5 m de comprimento e divide-se em ceco, cólon descendente, sigmoide, reto e ânus.
Ceco: é a primeira porção do intestino grosso; tem a forma de um saco e localiza-se no lado inferior direito da cavidade abdominal;
Cólon: sua função consiste em dissolver os restos de alimentícios não assimiláveis, reforçar os movimentos intestinais e proteger o organismo contra bactériasestranhas, geradoras de enfermidades;
Reto: é a porção final do intestino grosso e a comunicação do sigmoide; terminando no ânus.
Glândulas anexas: as glândulas salivares produzem a saliva que levada à cavidade bucal.
Fígado: é a maior glândula do corpo humano. Situa-se na cavidade abdominal, em sua maior parte no lado direito. A bile é produzida pelo fígado e armazenada pela vesícula biliar,que lançara no intestino delgado, na altura do duodeno, por meio de um canal chamado ducto colédoco. A bile, em contato com alimentos ricos em gordura, tem a função de emulsificante, ou seja, age como um “detergente”, quebrando as moléculas de gordura em moléculas menores, auxiliando na ação da lipase pancreática.
Pâncreas: é uma glândula volumosa, anexa ao duodeno, que está em posição posteriorao estômago. Produz o suco pancreático, um líquido digestivo levado para o duodeno pelo ducto pancreático.
Enteroclisma
O Enteroclisma consiste no processo de introdução de solução no intestino, medicamentosa ou não, por meio de sonda retal. Esse procedimento é utilizado para facilitar a eliminação fecal, aliviar distensão abdominal ocasionada pela flatulência, preparar pacientes para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistema digestorio
  • Sistema digestório
  • SISTEMA DIGESTÓRIO
  • Sistema digestorio
  • Sistema digestorio
  • Sistema digestorio
  • Sistema digestório
  • Sistema digestorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!