SISTEMA DE ORGANIZA AO E DE GEST O DA ESCOLA

804 palavras 4 páginas
SISTEMA DE ORGANIZAÇAO E DE GESTÃO DA ESCOLA: TEORIA E PRÁTICA.

Certos princípios e métodos da organização escolar originam-se de experiência administrativa em geral estas e muitos são aplicáveis às escolas. Todavia, têm características muito diferentes das empresas industriais, comerciais e de serviços. Por exemplo: seus objetivos dirigem-se para a educação e a formação de pessoas. No entanto, o desempenho das práticas educativas implica uma ação coletiva de profissionais, o grupo de profissionais, sendo que o resultado do processo educativo é mais qualitativo que quantitativo.
Essas características determinam formas muito peculiares de conceber as práticas de organização e de gestão escolar. A gestão da escola tem aspectos diferentes das demais empresas, pois a administração na escola tem como enfoque a educação, formação de pessoas e a coexistência das relações interpessoais; os resultados desse processo são de forma qualitativa. Faz-se, pois, necessário explicitar alguns conceitos básicos dos processos organizacionais no enfoque das instituições educativas.

OS CONCEITOS DE ORGANIZAÇÃO, GESTÃO, DIREÇÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL.

A organização escolar refere-se aos princípios e procedimentos relacionados a ação de planejar o trabalho da escola. Para Chiavenato (1989) (Citado por LIBÂNEO, 2001, p.316) distingue dois significados de organização: unidade social e função administrativa, sendo que as organizações são unidades sociais (e, portanto constituídas de pessoas que trabalham juntas).
A gestão é uma atividade que é utilizada meios e procedimentos para atingir os objetivos da organização. Em que a direção é o principio e atributo da gestão e põe em ação o processo de tomada de decisões na organização, e que abrange varias modalidades de gestão como: centralizadora, colegiada, participativa e co-gestão.
Com base no entendimento que as organizações escolares se caracterizam como unidades sociais, é oportuno ressaltar os aspectos informais da organização

Relacionados