Sistema Construtivos com blocos de EPS

Páginas: 25 (6089 palavras) Publicado: 3 de maio de 2014
SISTEMA CONSTRUTIVO COM BLOCOS DE EPS


Lucas Alves Generoso
Nayme Reis Alves**
Roberta Faria de Melo***
Thadeu Bastos dos Santos****
Vanessa Graciel*****
Waleska Miranda Cogo******

RESUMO

O artigo em questão tem como tema a utilização de blocos de Poliestireno Expandido (EPS) – mais conhecido com Isopor - como principal componente em construções sustentáveis. O objetivo geral dotrabalho é propor um sistema construtivo alternativo que utiliza blocos confeccionados com EPS, bem como apresentar claramente o sistema construtivo proposto, apresentar um estudo comparativo do método construtivo com blocos de EPS e o método convencional, demonstrando a viabilidade na utilização desse método nos projetos construtivos atuais; além de expor suas características físico-químicas.Esse sistema construtivo apesar de ser sustentável e possuir comprovadamente diversas vantagens para a construção civil, ainda é pouco conhecido por um grande número de engenheiros e é vítima de preconceitos por parte da comunidade pelo fato de EPS ser considerado um material muito frágil e supostamente não conseguir suportar o peso de uma edificação. Esse artigo busca mostrar que os blocos de EPSsão capazes de gerar alta resistência em edificações que optam pela sua utilização, além de ser um material sustentável e durável, ou seja, é um método eficiente e alternativo para quem busca inovação e sustentabilidade no setor de construção civil. O artigo será desenvolvido através de pesquisas bibliográficas em sites, bibliotecas virtuais, teses, dissertações e livros que contemplem o assunto.Palavras–chave: Sistemas construtivos, Blocos EPS na construção civil, Sustentabilidade na construção civil.

1 INTRODUÇÃO

Desde os primórdios a humanidade desenvolve novas tecnologias para aprimorar sua forma de vida, entre elas muitas direcionadas a melhoria de suas moradias. Mas, diante da preocupação e conscientização em relação ao meio ambiente, essas novas tecnologias estão sendodesenvolvidas atreladas as questões de preservação ambiental, conforto e a viabilidade econômica do material e/ou sistema, ou seja, estão sendo desenvolvidas de forma ecológica.
Pensando nessas questões, a área de construção civil, vem consideravelmente avançando e desenvolvendo a cada ano tecnologias alternativas ecológicas e sustentáveis (matérias e sistemas) que reduzem tanto o tempo e custofinal da obra, quanto à redução da produção de resíduos e desperdícios de materiais. Portanto, o artigo em questão tem como tema a utilização do sistema construtivo com blocos de Poliestireno Expandido (EPS) – mais conhecido como Isopor - como principal componente em construções sustentáveis.
Vale ressaltar que esse sistema construtivo apesar de ser sustentável e possuir comprovadamentediversas vantagens para a construção civil, ainda é pouco conhecido por um grande número de engenheiros civis e é vítima de preconceitos por parte da comunidade pelo fato de o EPS ser considerado um material muito frágil e supostamente não conseguir suportar o peso de uma edificação.
Justificou-se a realização do trabalho aqui proposto por tratar-se de uma tecnologia pouca utilizada na construçãocivil de Minas Gerais, especificamente na região Sul do estado, o que se pode caracterizar desconhecimento em relação ao sistema construtivo com blocos de EPS por parte dos profissionais e construtoras. Trata-se de um sistema construtivo que atende as questões ecológicas, tanto de preservação ao meio ambiente, quanto à de viabilidade. É um sistema que utiliza matéria-prima reciclável, que reduz aomáximo a geração de resíduos, o qual proporciona a otimização ao máximo dos recursos naturais, evitando assim desperdícios desnecessários. Portanto, esse artigo busca mostrar que os blocos de EPS são capazes de gerar alta resistência em edificações que optam pela sua utilização, além de ser um material sustentável e durável, ou seja, é um método eficiente e alternativo para quem busca inovação no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento de um sistema construtivo com bloco de gesso
  • Blocos eps
  • Sistemas construtivos
  • Sistemas Construtivos
  • sistemas construtivos
  • Sistemas Construtivos
  • Sistemas construtivos
  • sistemas construtivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!