PIM - Planejamento Orçamentário

2696 palavras 11 páginas
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Neste capítulo fundamenta-se através de conceitos escritos por autores das áreas do objeto de estudo, sendo o tema principal a implementação de um planejamento orçamentário para uma empresa do seguimento de prestação de serviços junto ao INSS, tendo como objetivo coordenar e estabelecer objetivos para todas as áreas da empresa e assim buscar atingir os planos de lucros. Para melhor entender ao que se pretende implantar nesta entidade, mostram-se alguns conceitos onde o plano orçamentário está inserido em uma empresa, o planejamento operacional e, com base nos estudos, demonstra-se as vantagens desta implantação e que espécie de plano orçamentário melhor se adequa à empresa.

6.1 PLANEJAMENTO

Para Hoji (2012), o planejamento consiste em estabelecer com antecedência as ações a serem executadas dentro de cenários e condições preestabelecidos, estimando os recursos a serem utilizados e atribuindo as responsabilidades, para atingir os objetivos fixados.
Os objetivos fixados poderão ser atingidos somente com um sistema de planejamento adequadamente estruturado. Os critérios apresentados por Chiavenato (2007), o planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que seve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade o planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcança-lo da melhor maneira possível. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura.
No fundo, o planejamento lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. O fato de lidar com o futuro não foz do planejamento um exercício de futurologia. Não se trata de adivinhar o futuro, mas de reconhecer que, como as ações presentes refletem necessariamente antecipações e presunções sobre o futuro. O papel do planejamento é substituir a

Relacionados