Sistema autonomo

Páginas: 4 (906 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2014
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
 
O sistema nervoso autônomo é responsável pelo controle das funções viscerais, como a pressão arterial, mobilidade do trato gastrointestinal, vesical e sudorese.
Suaorganização é regulada por centros medulares, pelos núcleos do tronco encefálico como também pelo hipotálamo. Anatomicamente fazemos a distinção de três sistemas que compõe o sistema nervoso autônomo:Simpático, Parassimpático e Entérico.
  Sistema Nervoso Autônomo Simpático: Possui uma cadeia de gânglios simpáticos para vertebrais situadas bilateralmente ao lado da coluna vertebral torácicae lombar. Os neurônios pré-ganglionares, isto é, aqueles que interligam a medula espinhal com o gânglio nervoso são curtos, inferindo do corno lateral do H medular. As fibras pós-ganglionares, aquelas quepartem dos gânglios, são longas atingindo os órgãos alvo do sistema nervoso autônomo simpático. As fibras pré-ganglionares simpáticas fazem sinapses num gânglio nervoso liberando acetilcolina (ACh),atuando sobre receptores nicotínicos. Já as fibras pós-ganglionares simpáticas fazem sinapses com os órgãos alvo com liberação de noradrenalina e ou adrenalina, atuando sobre receptores adrenérgicosalpha e ou beta, dependendo do tecido envolvido. Apesar dessas considerações, há exceções: As fibras que inervam as glândulas sudoríparas fazem sinapses ganglionares e terminais (nos órgãos alvo) mediadaspor ACh. Outra exceção as considerações anteriores é a inervação da glândula supra-renal: há fibras pré-ganglionares curtas liberando ACh porém não há sinapse ganglionar nervosa típica, a própriaglândula supra-renal atua como gânglio nervoso com produção e liberação de catecolaminas.
 
Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático: Anatomicamente o sistema nervoso autônomo parassimpático situa-se naporção cranial e caudal da coluna vertebral. As fibras pré-ganglionares são longas (contrário ao SNA Simpático) e as fibras pós-ganglionares são curtas já que os gânglios nervosos, neste sistema,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistemas autonomos
  • Sistema Nervoso Autônomo
  • sistema fotovoltaico autonomo
  • Sistema nervoso autônomo
  • SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
  • Sistema nervoso autônomo (sna)
  • Sistema Nervoso Autônomo
  • Sistema nervoso autonomo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!