Sistemática, taxonomia e evolução.

Páginas: 9 (2042 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Unidade 1 – Sistemática, taxonomia e Evolução

1.1 - História e Importância da Sistemática

Alguns autores consideram sinônimos os termos sistemática e taxonomia. Outros, porém, consideram que a Taxonomia seria uma ciência da Biologia responsável pelos estudos de classificação, seus princípios e regras, enquanto que a sistemática seria o estudo científico da variação e diferenciaçãodos organismos vegetais e do relacionamento existente entre eles.
Em face a imensa diversidade do mundo natural, o homem instintivamente classifica, com o intuito principal de compreender o mundo que o cerca. Já na remota antiguidade, o homem aprendeu a reconhecer os tipos de plantas úteis como alimento, as que poderiam ser úteis como combustíveis, as medicinais, as venenosas, etc.
Aolongo da história, surgiram numerosos sistemas de classificação, os quais costumavam ser agrupados em quatro categorias: os sistemas baseados no hábito das plantas, os sistemas artificiais, os naturais e os filogenéticos (em ordem cronológica).

a) Sistemas baseados no hábito das plantas – Foram os menos elaborados. Fundamentado apenas nos hábitos das plantas (trepadeira, árvore, arbusto,etc.). Theophrastus (370-285) é o mais célebre deste período, sendo considerado o pai da botânica. Este sistema durou até metade do século XVIII.

b) Sistemas artificiais – caracteriza-se por organizar os seres através da análise de uma ou poucas características. O sistema sexual de Lineu (Carl F. Von Linné, 1707-1778), publicado na obra “Species Plantarum” (1753), destaca-se como omais difundido. Tal sistema de classificação baseava-se na posição do ovário e do número de estames.

c) Sistemas naturais - Eram construídos com base num grande número de caracteres. Estes sistemas apareceram na segunda metade do séc. XVIII Neste período as teorias evolucionistas ainda eram desconhecidas. Surgiram como fruto do enorme contigente de novas espécies que passaram a serconhecidas, devido às numerosas coleções que chegavam à Europa, provenientes dos países tropicais, o que estimulou um conhecimento mais detalhado da morfologia vegetal, especialmente após a melhoria do microscópio óptico. Prevaleceram até o surgimento do Darwinismo. Alguns nomes famosos relacionados a sistemas naturais são Lamarck, Jussieu, De Candole e Bentham & Hooker.

d) SistemasFilogenéticos – O surgimento e grande difusão das teorias de Charles Darwin sobre evolução das espécies, fez com que surgissem os sistemas filogenéticos que se fundamentavam nas relações genéticas entre os vegetais. Entretanto, reconhece-se que até hoje não existe um sistema totalmente filogenético, pois todos apresentam de alguma forma, um certo grau de artificialismo. Entre os sistemasfiléticos conhecidos, pode-se citar: Eichler (1839-1887) – o autor, em sua obra, descrevia que a organização reprodutora mais complexa, representava um alto grau de processo evolutivo; Engler (1844-1930) – O seu sistema de classificação foi bastante difundido devido a riqueza de ilustrações, didática e facilidade de manuseio; Cronquist (1968), propôs uma classificação das Magliophyta,considerando diversos aspectos morfo-fisiológicos, em uma consistente linha filogenética. O sistema filogenético é o que predomina hoje e Cronquist é o principal autor.
Atualmente outra classificação está sendo utilizada e muita aceita pelos pesquisadores da área de Botânica que é o APG II, isso somente para o grupo de plantas que possuem flores, as Magnoliophytas. Antes das Magnoliophytasexistem outras divisões.

Distribuição da Divisão Magnoliophyta de acordo com CRONQUIST.

Subclasses


Subclasses

Magnoliidae


Alismatidae

Hamamelidae


Arecidae

Caryophyllidae


Commelinidae
Classe


Classe

Magnoliopsida (Dicotiledônea)


Liliopsida
(Monocotiledônea)


Dilleniidae




Rosidae


Zingiberidae

Asteridae


Liliidae...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Taxonomia e sistematica
  • taxonomia e sistemática
  • Taxonomia e Sistemática
  • Taxonomia sistematica
  • Taxonomia e Sistemática
  • Taxonomia Sistemática
  • Taxonomia e sistemática
  • Sistemática Taxonomia e Superbacterias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!