• AS PRINCIPAIS ABORDAGENS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA FALA

Páginas: 6 (1282 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

AS PRINCIPAIS ABORDAGENS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA FALA

      Os primeiros estudos sobre a aquisição da linguagem estavam baseados em uma visão teórica behaviorista (Skinner), que assumia que a aprendizagem de uma língua se dava pela exposição ao meio e em decorrência da imitação e do reforço. O ponto de vista teórico behaviorista defendia que o ser humano aprende por condicionamento,assim como qualquer outro animal. Porém, como pondera Matzenauer (2004), se uma criança adquire uma língua por imitação, como se
explicaria o fato de formar frases ou palavras que nunca ouviu? (4) 
      A partir do final da década de 50, os estudos de Noam Chomsky impulsionam os trabalhos em aquisição da linguagem, com base na posição assumida de que a linguagem é inata. Para o pesquisador, alinguagem é uma dotação genética do ser humano. Segundo a teoria inatista, o ser humano vem "equipado" com uma Gramática Universal (GU). Há um dispositivo inato de aquisição que permite que a criança, exposta ao INPUT (5), construa hipóteses sobre a língua, escolhendo os parâmetros que deverão ser marcados ou fixados, gerando a gramática de sua língua nativa (Scarpa, 2003). A criança nascepré-programada para adquirir a linguagem e é capaz de, a partir da exposição à fala, construir suas hipóteses sobre a língua a que está imersa. 
      A visão cognitivista construtivista (Piaget) entende a aquisição da linguagem como dependente do desenvolvimento da inteligência da criança. Sob esse ponto de vista, a linguagem surge quando a criança desenvolve a função simbólica. É necessária a mediação dooutro entre a criança e o mundo (Scarpa, 2003), porém a criança não espera passivamente o conhecimento, mas constrói tal conhecimento a partir das relações estabelecidas através dessa mediação. 
      A visão interacionista social (Vygotsky) considera os fatores sociais, comunicativos e culturais para a aquisição da linguagem, estudando as características da fala dos adultos. Segundo esse ponto devista teórico, a interação social e a troca comunicativa são pré-requisitos básicos para a aquisição da linguagem. Nessa perspectiva, a linguagem é atividade constitutiva do conhecimento de mundo e a criança se constrói como sujeito. 
      Nos últimos anos, surgiram muitas investigações que pretendem descobrir como se dá, no cérebro/mente, a aquisição da linguagem. Desde então, as pesquisas naárea conexionista(McClelland e Rumelhart, 1986) investigam a aprendizagem da língua materna ou de segunda língua. O conexionismo propõe que a aquisição tem como base a formação de unidades neuroniais de pensamento. Essas unidades neuroniais formam redes de associação. Dessa forma, adquirir conhecimento ou adquirir uma língua implica o estabelecimento de novas conexões neuroniais. 




OSESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO

      A trajetória do desenvolvimento da linguagem parece ser universal e contínua, passando pelos seguintes estágios: 
balbucio - produção de sons: vogais (3-4 meses); consoantes e vogais (em torno dos 6 meses); 
primeiras palavras - entre os 10 e 12 meses; 
enunciados de uma palavra - em torno dos 12 meses; 
crescimento vocabular grande - entre os 16 e 20 meses; fase telegráfica - primeiras combinações de palavras, entre os 18 e 20 meses; 
explosão vocabular - entre os 24 e 30 meses; 
domínio das estruturas sintáticas e morfológicas - entre os 3 anos e 3 anos e meio; 
. Pesquisas realizadas, pesquisas por realizar...

      No Brasil, muitas pesquisas sobre a linguagem têm sido realizadas nos últimos anos, porém ainda há muito a pesquisar sobre aaquisição e o desenvolvimento da fala. 
      Dentre os temas abordados em pesquisas, podem-se citar os estudos pré-lingüísticos, que investigam o balbucio de crianças com desenvolvimento normal e de crianças surdas, a percepção e a produção do bebê, e a interação entre os pais e o bebê. Ainda existem as pesquisas que observam dados de fala das crianças e buscam estabelecer um perfil de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orientação sobre o desenvolvimento da fala e linguagem
  • ABORDAGENS INATAS, AMBIENTALISTAS E INTERACIONISTAS SOBRE A FALA
  • Desenvolvimento da fala
  • O desenvolvimento da fala
  • CONTABILIZAÇÃO DAS RECEITAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA ABORDAGEM SOBRE OS PRINCIPAIS ASPECTOS DE APROPRIAÇÃO
  • AS PRINCIPAIS DIFEREN AS ENTRE A FALA E A
  • Abordagem sobre os Principais Eventos Geológicos Durante os Quatro Éons da Terra
  • Sociologia: gênese e principais abordagens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!