Sintese

Páginas: 47 (11675 palavras) Publicado: 25 de março de 2013
Unidade 1
-------------------------------------------------
Web Aula 1 – O Arte1 e Sua Importância no Desenvolvimento Integral da Criança
VAMOS AS APRESENTAÇÕES!!!
A arte, não imita objetos, idéias ou conceitos. Ela cria algo novo, porque não é cópia ou pura reprodução, mas a representação simbólica de objetos e idéias – que também podem ser visuais, sonoros, gestuais, corporais... –presentificados em uma nova realidade, sob outro ponto de vista (MARTINS, 1998 p. 23).
A arte mexe com sentimentos e emoções, mas é também conhecimento, sendo assim, de extrema relevância no contexto escolar.
Apesar de todas as linguagens e modalidades artísticas serem importante no processo de desenvolvimento da criança, iniciaremos nossa conversa refletindo sobre uma das modalidades das artes visuais,o desenho, inicio desta forma, me remetendo a uma matéria publicada na Revista Viver Mente e Cérebro – Especial Emília Ferreiro, a autora Analice Pilar Dutra mostra o resultado de uma pesquisa sobre o desenho e sua relação com a escrita, além de descrever e discutir as fases do desenho segundo Luquet. (...), de acordo com a autora, “O desenho começa como uma escrita, e a escrita como um desenho,depois a criança cria formas de diferenciação e de coordenação entre elas..."
Vocês já observaram as crianças realizando propostas artísticas? É só diversão, como os pequenos gostam de pintar, desenhar, recortar, colar, dançar, cantar, encenar e tantos outros. Para a criança as propostas artísticas é como se fossem um jogo, uma brincadeira é um momento lúdico, sendo assim, iniciamos nosso paponos remetendo as teóricas, Ferraz e Fusari (1999), que nos mostram o aspecto lúdico que nos confere uma aula de Arte. Em seus dizeres:
O brincar nas aulas de arte pode ser uma maneira prazerosa de a criança experienciar novas situações e ajudá-la a compreender e assimilar mais facilmente o mundo cultural e estético [...] a prática artística é vivenciada pelas crianças como uma atividade lúdica,onde o fazer se identifica com o brincar, o imaginar com a experiência da linguagem ou da representação (FERRAZ; FUSARI, 1999, p. 84). 
Todas as propostas artísticas, das diferentes linguagens, teatro, artes visuais, música e dança, têm um aspecto lúdico, portanto importante para o desenvolvimento da criança, no entanto, como já mencionamos anteriormente, faremos um recorte e focaremos no desenho. Éimportante que o professor tenha conhecimento das etapas do desenvolvimento gráfico da criança e esteja atento às mudanças, conheça as limitações e potencialidade destas, para que as propostas artísticas sejam condizentes com suas faixas etárias.
Constantemente nos deparamos com exposições de desenhos ou pintura infantil e em algumas, fica muito claro que não foi à criança quem fez o desenho ouse foi, que este foi direcionado por um adulto. Para quem entende um pouco sobre os níveis que a criança passa, fica muito explícita a “mão de gato”, ou melhor, a mão do professor nos trabalhos ou então o direcionamento, sem contar os trabalhos em séries, todos iguais, e o mais grave, é ver exposição de desenhos prontos para serem coloridos, estes em nada contribuem no desenvolvimento da criança ,além do próprio nome já dizer “pronto”, não há o que acrescentar, não há criação, pelo contrário, inibem o potencial criativo de quem os colore e possibilita a representação e repetição de desenhos estereotipados.
Ao pedir um desenho, por exemplo, o fundo do mar, o professor precisa se certificar se a criança conhece o que poderá ter neste desenho do fundo do mar, mostrar alguns elementos, istoé, possibilitar que a criança tenha um repertório imagético. É preciso nutri-la com imagens, pois, ninguém cria “nada do nada”, precisamos ter referências. Ernert Gombrich (apud MARTINS, 1998, p. 25), nos diz que:
Quando vamos desenhar uma árvore, por exemplo, mesmo diante de um modelo da natureza, teremos em nossas mentes todas as árvores que já vimos, também desenhadas, pintadas, esculpidas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sintese
  • Sintese
  • Sintese
  • Sintese
  • Síntese
  • Sintese
  • sintese
  • Sintese

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!