Sindicalismo

Páginas: 2 (435 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
 Sindicalismo
O Sindicalismo teve origem na Inglaterra industrial, quando a partir do século XVIII, apareceram varias associaçoes operárias com ointuito de defender os trabalhadores perante ao avanço tecnológico e as seguidas horas de trabalho escravo, ocasionado pela revolução industrial. O Sindicalismo surgiu paralelamente ao capitalismo, e logoem seguida se espalhou pelo mundo.
O  principal objetivo do sindicalismo é a melhora das condições de vida da classe operária. Porém, o papel dos sindicalistas se difere do dos operários, já que elesnão trabalham nas fábricas e nem são ameaçados pelo desemprego. Eles são como um advogado, pois estão ali para defender os interesses dos trabalhadores. Essa condição de mediadores fez com que elesconhecessem os dois lados da moeda, o lado capitalista e o lado operário.
(O capitalismo é uma doutrina que tem como finalidade o acúmulo de capital através do trabalho assalariado. Sistema social emque o capital está em mãos de empresas privadas ou indivíduos que contratam mão-de-obra em troca de salário)
O sindicalismo no Brasil
No Brasil o sindicalismo surgiu no final do século XIX, Após aeconomia ter se diversificado, e atraído assim imigrantes vindos da Europa, os quais, ao chegar aqui se depararam com as as devidas insatisfações nas condições de trabalho encontradas no Brasilnaquela época, e com isso os operários começaram a se unir pra defender seus direitos, assim formando os primeiros sindicatos no país, trazendo pra cá suas experiências de trabalho assalariado e de umleque de direitos trabalhistas conquistados no mundo desenvolvido,o que aparentemente não se encontrava no Brasil.
No final da década de 70 e no decorrer da década seguinte, o sindicalismo viveu seuauge, pois o Brasil estava num momento importante: saindo do regime militar para o democrático.
O sindicalismo foi denominado como “novo sindicalismo” , este por sua vez ao invés de apenas prestar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sindicalismo
  • sindicalismo
  • sindicalismo
  • sindicalismo
  • Sindicalismo
  • Sindicalismo
  • SINDICALISMO
  • Sindicalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!