Sindicalismo

Páginas: 14 (3421 palavras) Publicado: 27 de maio de 2013
Sumário:

1. As Concepções Políticas e Ideológicas que Originaram o Sindicalismo Brasileiro

2. Repressão ao Sindicalismo Revolucionário e Independente, Tutela e Atrelamento do Sindicato ao Estado.

3. Ressurgimento do Sindicalismo Combativo da Transição da Ditadura ao Neoliberalismo

4. Desafios Atuais ao Trabalhadores e ao Movimento Sindical

Introdução

Que ossindicatos são instituições consolidadas na vida dos trabalhadores, isso já esta claro. No entanto, poucas pessoas sabem da fundamental importância que eles possuem e como foram constituídos ate que se tornasse a expressão máxima dos trabalhadores. É importante resgatar o surgimento das organizações sindicais, desde a República velha, passando pelo sindicalismo no período Vargas, o surgimento do NovoSindicalismo e também os desafios e problemas enfrentados pelo sindicalismo contemporâneo. E através do estudo da História que se obrem a compreensão do presente e a construção de um projeto de futuro.

Da Escravidão ao Salário

A classe trabalhadora a produto histórico das contradições geradas pelo capitalismo, da expropriação da força de trabalho do trabalhador, da exploração de classe, daviolência física e moral imposta pelos patrões para produzir lucros e acumular riquezas. No Brasil a classe operária depois as outras classes trabalhadoras, surgiu com o final da escravidão, no período pós 1880, e depois com a abolição e o surgimento do trabalho assalariado, em fábricas, em larga escala, no século XX.
No inicio do século, o país sofreu forte influência das liderançasanarco-sindicalistas socialistas e comunistas. A influência das experiências européias entre os trabalhadores vieram com a chegada de muitos estrangeiros, que eram trabalhadores qualificados e artesãos. Houve um predomínio dos anarquistas no inicio do século XX, que foi decisivo para o nascimento do movimento operário organizado no Brasil (aqui conhecidos por anarco-sindicalistas). Estes eram militantes operáriosque procuravam (e procuram), a partir das Lutas sindicais, derrubarem o regime capitalista, o Estado e toda forma de opressão.

As Concepções Políticas e Ideológicas que Originaram o Sindicalismo Brasileiro

OS ANARCO-SINDICALISTAS
No inicio do século XX, com a chegada dos imigrantes, as primeiras lutas operárias, o enfrentamento contra o novo patronato capitalista, que saiu da casa grandepara a fábrica, mas continuou tratando o trabalhador como escravo, levou a criação dos sindicatos e da COB. Em 1908 a criada a Confederação Operaria Brasileira (COB) que reunia cerca de 60 núcleos operários, círculos e sindicatos, associações de classe das principais cidades brasileiras (Rio, São Paulo, Salvador, Recife, com as maiores números de operários fabris).
Assumem uma concepçãoanticapitalista, e de combate contra as arbitrariedades Policiais, organizam fundos e mobilizações de solidariedade às lutas em outros países, os operários em greve, a operários estrangeiros expulsos. Essas lutas se materializam em atos públicos, passeatas e manifestações. Os anarco-sindicalistas são laicos, e anti-religiosos, e combatem a influência do clero nos assuntos políticos e do Estado,principalmente as associações clericais e suas práticas assistencialistas e beneficentes.

Repressão ao Sindicalismo Revolucionário e Independente, Tutela e Atrelamento do Sindicato ao Estado.

A ERA VARGAS E A DITADURA MILITAR
O período que vai de 1930 a 1945 a conhecido na história brasileira como Era Vargas ou Estado Novo. Nesse período o Estado e o principal instrumento da industrialização e daurbanização do Brasil, um projeto de nação capitalista, de conciliação entre o capital e o trabalho, tendo o Estado como árbitro.
Portanto, uma nova etapa na história do movimento sindical, das lutas sociais e, especialmente no que se refere aos sindicatos, com uma crescente integração dos sindicatos ao contraste do Estado. Isso se de mais claramente a partir da criação do Ministério do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sindicalismo
  • sindicalismo
  • sindicalismo
  • sindicalismo
  • Sindicalismo
  • Sindicalismo
  • Sindicalismo
  • SINDICALISMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!