Simonsen

Páginas: 2 (422 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
Questões:

1. Qual seria para Simonsem a forma mais correta de entender e enfrentar o processo inflacionário brasileiro em meados da década 1980: a teoria monetarista ou a visão inercialista?
Amaneira correta de entender e enfrentar o processo inflacionário brasileiro é aceitar que este não se trata de um problema especificamente monetarista e fiscal, e tampouco puramente inercial, mas simque se trata de uma questão complexa, que se espalha em ambas as interpretações. Para solucionar o problema inflacionário brasileiro há necessidade de reconhecer que cada uma das interpretações temseus acertos e erros, assim, combinando-as pode-se chegar a uma solução efetiva com o mínimos de prejuízos à produção e ao trabalho no Brasil.


2. Simonsem identifica 3 aspectos críticos quedificultam o combate à inflação no brasil em meados da década de 80. Analise esses fatores.
Segundo Simonsem, os três aspectos críticos são: multiplicidade de orçamentos, dispersão das atividades dasAutoridades Monetárias e o sistema de indexação formal imposto por lei.
Inicialmente, a multiplicidade de orçamentos se caracteriza pela existência de três orçamentos, o Fiscal, o Monetário e o dasEstatais, em resumo, o Executivo autorizar despesas extra-orçamentárias. Em verdade, somente o primeiro (Fiscal) é verdadeiramente um orçamento, pois é aprovado por lei no Congresso Nacional. Já os outrosdois (Monetário e o das Estatais) são meras expectativas, que infelizmente são descumpridas livremente.
Já a dispersão das atividades das Autoridades Monetárias é observada pela confusão e mistura deatribuições entre Banco Central, Banco do Brasil e o Tesouro Nacional, que, em razão de leis extremamente falhas e uma divisão de competência igualmente incorreta, torna o sistema bancário frágil.Para se ter ideia, cito duas grandes falhas: o Banco do Brasil através da “conta de movimento” pode sacar recursos do Banco Central sem correção monetária ou juros, transformando-o em um segundo banco...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Simonsen
  • Faculdade Simonsen
  • GUDIN x SIMONSEN
  • Pasta de Estagio I
  • Ideias precursoras de simonsen
  • Simonsen x Gudin
  • Eugenio Gudin e Simonsen
  • Mario Henrique Simonsen

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!