Significado dos sensos 5 s

Páginas: 7 (1676 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2013
Seiri(senso de utilização)

Seiri para Ribeiro (1997), pode significar organização, utilização, seleção,
classificação ou descarte.
Já para outro autor, o senso de utilização significa “utilizar os recursos disponíveis,
com bom senso e equilíbrio, evitando ociosidade e carências” e ainda “manter, no ambiente considerado, somente os recursos necessários” (SILVA, 1996).
O método 5S comobase para a melhoria contínua 17 Segundo Lapa et al.
(2003), ter senso de utilização é separar objetos e atitudes, identificando o que é necessário e desnecessário emcada ambiente de trabalho, a partir de mesas, armários, arquivos e rotinas estabelecidas, isto é, manter apenas o que for útil para o desempenho das atividades. Ainda em um sentido mais amplo é conservar consigo apenas ossentimentos positivos e valiosos, fortalecendo estes cada vez mais no dia-a-dia.

Seiton(senso de ordenação)

Seiton, ou seja, senso de ordenação pode haver outras traduções como arrumação ou
sistematização, segundo Ribeiro (1997), e ainda é a fase em que todos os itens necessários serão organizados e arrumados de acordo com a freqüência em que são utilizados.
Já popularmente significa “um lugarpara cada coisa cada coisa em seu lugar”, (OLIVEIRA, 1997). De acordo com a mesma fonte, o senso de ordenação é organizar os
objetos de forma correta, para que possa facilitar o uso, o manuseio, a procura e guarda de determinado item.
Segundo Silva (1996), no Japão, normalmente refere-se ao seiri/seiton como um termo único, pois os dois sensos são próximos e não há uma separação clara entreeles. Não existe uma diferença, uma vez que a ordenação facilita e segue a utilização, no qual classifica os itens necessários e os desnecessários.
Em uma abordagem mais profunda, de Lapa et al.(2003), ter senso de ordenação é separar de uma forma adequada o tempo destinado ao lazer, aos amigos, a família e ao trabalho. Além disso, é ter coerência e tranqüilidade nas decisões e principalmente,incentivar as pessoas por meio dos atos bons.

Seiso(senso de limpeza)

Entre os vários significados que o Dicionário Larousse Cultural (1992), dá a palavra limpeza, destacam-se “qualidade de limpo; asseio”. Já para o verbo limpar, de acordo com a mesma fonte, pode-se enfatizar: “tornar limpo, asseado; tirar a sujeira”.
Em outras palavras é “praticar a limpeza de maneira habitual e rotineirae, sobretudo,
não sujar” (SILVA, 1996). Já segundo Lapa et al.(2003), este senso não só diz respeito à limpeza do ambiente físico, identificando a fonte da sujeira e ter compromisso de não sujar, mas também ao O método 5S como base para a melhoria contínua 18 relacionamento pessoal, respeitando a si e ao próximo, limpando interiormente os hábitos, comportamentos e a linguagem torna as relaçõesmais saudáveis.
Um dos grandes sábios já dizia “quem não pratica a limpeza e a higiene pessoal não
tem dignidade para ser soldado” (MAO TSÉ TUNG apudSILVA,1996). Ou seja, é preciso
romper barreiras culturais típicas ocidentais e atribuir nobreza ao senso de limpeza, onde pode destacar a limpeza dos equipamentos, assim associando a inspeção e manutenção destes.

Seiketsu(senso de asseio)Seiketsu pode haver outras definições como padronização, saúde ou higiene, de acordo com Ribeiro (1997). Para Silva (1996), este senso pode ser resumido em uma frase: “manter as condições de trabalho, físicas e mentais, favoráveis à saúde”.
Ainda Lapa et al.(1998), salienta que este senso deve cuidar para que as informações sejam claras, ter comportamento ético e zelar pelo asseio pessoal.Shitsuke (senso de autodisciplina)

De acordo com Martins e Laugeni (2006), shitsukeé a rotinização da melhoria
alcançada por meio dos quatro sensos anteriores. Significa também utilizar rigorosamente os equipamentos de proteção contra acidentes no trabalho, andar adequadamente uniformizado e principalmente manter limpo, ordenado o local de trabalho. Já Lapa et al.(2003), acrescenta que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 5 S ( 5 sensos )
  • Senso 5 s
  • Os 5 s
  • 5 S
  • Programa 5 s ou sensos da qualidade total
  • 5 Sensos
  • 5 Senso
  • 5 sensos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!