antropologia

Páginas: 8 (1920 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2013
FRANÇOIS LAPLANTINE


APRENDER ANTROPOLOGIA

INTRODUÇÃO
O CAMPO E A ABORDAGEM ANTROPOLÓGICOS


Século XVIII: início do pensamento de estudo do homem como objeto do conhecimento, de forma científica tanto quanto a física ou biologia – projeto de ciência do homem: antropologia. Pensamento do homem sobre o homem.
Esse pensamento surge de forma tardia na história primeiramente na Europa.(Não podia existir o conceito de homem enquanto regiões da humanidade permaneciam inexploradas.)

Segunda metade do séc. XIX: A distância entre o observador e o observado se dará não historicamente, mas sim geograficamente. Sociedades primitivas, exteriores as áreas de civilização européia ou norte-americana
Sociedades longínquas que apresentam as seguintes características: de dimensões restritascom pouco contato com grupos vizinhos, de tecnologia pouco desenvolvida com relação a nossa, menor especialização das atividades e funções sociais, simples.
Consequência: compreensão, como numa situação de laboratório, da organização “complexa” de nossas próprias sociedades.
Resultado: Estudo das populações que não pertencem a civilização ocidental.
Séc. XX: O Estudo empírico das civilizaçõesconsideradas primitivas desaparece por causa da evolução social das mesmas.
Pergunta Paul Mercier (1966): _Será que a morte do primitivo há de causar a morte daqueles que haviam se dado como tarefa o seu estudo?

Responde-se: Um método a ser tomado, afirma que a especificidade de sua prática, não mais através de um objeto empírico constituído (o selvagem, o camponês), mas através de umaabordagem epistemológica constituinte.
Objeto teórico da antropologia consiste em:
A) O estudo do homem inteiro;
B) O estudo do homem em todas as sociedades, sob todas as latitudes em todos os seus estados e em todas as épocas.



O ESTUDO DO HOMEM INTEIRO

Só pode ser considerada antropológica uma abordagem integrativa que objetive levar em consideração as múltiplas dimensões do ser humano emsociedade. Não parcelar o homem mas, ao contrário, tentar relacionar campos de investigação frequentemente separados.
O pesquisador deve estar sensibilizado as cinco áreas principais da antropologia que mantém relações estreitas entre si.
Sendo estas:
A antropologia biológica: ( Kasper House) Estudo das variações dos caracteres biológicos do homem no espaço e no tempo. Relação entre opatrimônio genético e o meio (geográfico, ecológico, social), morfologia(estrutura, espécies) e fisiologia(função das partes do corpo). Leva em consideração os fatores culturais que influenciam o crescimento e a maturação do indivíduo. Diferença entre desenvolvimento psicomotor entre criança africana e um européia.
Desde os anos 50 interessa-se pela genética das populações que permite discernir entreinato e adquirido. Desta forma apresenta um papel importante no intuito de não romper com as relações entre as ciências humanas e da vida.

A antropologia pré-histórica: Estudo do home pelos vestígios materiais enterrados no solo.
Visa reconstituir as sociedades desaparecidas. Realiza trabalho de campo pois recolhe pessoalmente objetos do solo.

Antrop. Lingüística: Estudo da linguagem,categorias psicoafetivas e psicocognitivas (etnolinguística), estudo da literatura escrita e oral, a interpretação de seus próprios saber e saber-fazer( etnociências), além da dialetologia se interessa pó mass media e cultura audiovisual.

Ant. psicológica: Estudo do processo e do psiquismo humano. Somente através dos comportamentos – conscientes e inconscientes – dos seres humanos particulares podemosaprender essa totalidade sem a qual não é antropologia.

Ant. social e cultural (ou etnologia): tudo o que constitui uma sociedade: produção econômica, política, parentesco, crenças religiosas, língua, psicologia, criação artística. Busca mostrar a maneira particular com a qual estão relacionados entre si e através da qual aparece a especificidade de uma sociedade.

O ESTUDO DO HOMEM EM...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o que é antropologia?
  • Antropologia
  • Antropologia
  • antropologia
  • Antropologia
  • Antropologia
  • Antropologia
  • Antropologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!