Sigilo Profissional

Páginas: 5 (1053 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2014
492696530480left-3810UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Síntese: Mulheres vivendo com AIDS e os profissionais da Estratégia da saúde da família: revelando o diagnóstico.
ORGANIZAÇÃO:



MontesClaros – MG
2014
O artigo ”Mulheres vivendo com AIDS e os profissionais do Programa Saúde da Família: revelando o diagnóstico’’ trata-se de um estudo qualitativo realizado com mulheres infectadas pelo HIV/AIDS atendidas por um serviço especializado em DST/AIDS e matriculadas por uma equipe do Programa Saúde da Família. Teve como objetivo identificar quais as motivações para abrir a privacidade desuas informações para a equipe de PSF das mulheres soropositivas ao HIV/AIDS. Este artigo foi publicado na Revista da Escola de Enfermagem da USP no ano de 2008 e foi escrito pelas enfermeiras Fernanda Cristina Ferreira e Lúcia Yasuko Izumi Nichiata.
Fernanda Cristina Ferreira é enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo (EEUSP). São Paulo, SP, Brasil.Professora Doutora do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo (EEUSP). São Paulo, SP, Brasil. Lúcia Yasuko Izumi Nichiata é enfermeira. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo (EEUSP). São Paulo, SP, Brasil.
A Enfermagem, como profissão regulamentada pelo Estado, éorientada por normas e princípios contidos no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE) – Resolução 311/2007 do Conselho Federal de Enfermagem – COFEN, sendo que estes possuem diversas obrigações de natureza ética.
Nesse contexto, há uma questão ética na atenção à saúde bastante presente na prática dos profissionais: o sigilo ou segredo profissional. Segundo o Código de Ética dosProfissionais de Enfermagem (2007) o segredo profissional baseia-se na ciência de fatos que chegam ao conhecimento da pessoa em razão da profissão que exerce e cuja revelação possa ocasionar danos àquele a quem o segredo pertence.
O artigo destaca a importância de um acolhimento apropriado com o usuário do serviço de saúde independente de seu quadro clínico. Exemplifica essa questão através deentrevistas com portadoras de doença como HIV/AIDS e como essa situação pode ser exposta ou revelada de maneira que seja respeitada a dignidade e privacidade do paciente. Revela ainda a vantagem de o diagnóstico ser feito na unidade básica de saúde, num ambiente que proporciona segurança ao paciente para que se sinta à vontade de se abrir seja com o enfermeiro ou com o agente comunitário que está maispróximo do seu convívio no cotidiano.
O profissional que faz o atendimento deve promover ambiente confortável para que seja estabelecido um vínculo onde possam ser discutidos desde o significado do resultado na vida destas mulheres bem como questões específicas de prevenção, sexualidade e qualquer questão relacionada à saúde reprodutiva da mulher.
Paulo Fortes em seu livro Ética e Saúde ressaltaque o profissional deve propiciar autonomia ao usuário, preservando o direito de privacidade, que engloba a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem da pessoa. A privacidade parte do principio em que à pessoa que deve decidir a quem como e quando se expor nos procedimentos médicos, diagnósticos assistenciais ou qualquer outra informação sobre sua condição de saúde. Este direito também éresguardado pelo Código de Ética (2007) que diz:
Art. 81 – Abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão do seu exercício profissional a pessoas ou entidades que não estejam obrigadas ao sigilo. RESPONSABILIDADES E DEVERES. Art. 82 – Manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto casos previstos em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sigilo Profissional
  • sigilo profissional
  • sigilo profissional
  • sigilo profissional
  • Sigilo profissional
  • Sigilo profissional
  • sigilo profissional
  • Sigilo profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!