Shigella

Páginas: 3 (565 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
Apresentação da Dissertação de Pós Graduação de Mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos: Isolamento, identificação e Caracterização de Shigella SPP. envolvidas em Surtos Alimentares ocorridosno Rio Grande do Sul


Caracterização:

A Shigella é um microrganismo de forma bacilar, Gran-Negativo, Aeróbio Facultativo, que geralmente cresce em temperaturas que variam entre 10º C a 48 º C eum PH ideal entre 4,5 e 8.

[pic]

Figura1: Shigella

A shigella utiliza a fermentação de glicose para obtenção de energia e neste processo produz ácido e por isso é capaz de alterar o PH domeio onde se encontra.

Por ser um microrganismo Aeróbio Facultativo pode sobreviver inclusive em alimentos armazenados a vácuo. Também pode sobreviver em ambientes ácidos a e com grandes quantidadesde sais. Contudo, não é capaz de gerar esporos.


Transmissão:

A transmissão da Shigella se dá por meio fecal-oral diretamente de uma pessoa contaminada a outra não contaminada e pela de daingestão de água ou alimentos contaminados.

A contaminação dos alimentos é conseqüência direta da manipulação por meio de pessoas infectadas e com higiene pessoal inadequada.


Forma de Contágio:O Período de incubação de 12 a 48 horas, nas quais a Bactéria chega ao intestino, e invade as células epiteliais movendo-se de uma célula a outra por meio de uma espécie de flagelo formado porprotrusões de actina e causando inflamação aguda acompanhada por disenteria.

[pic]

Figura2: Ciclo de contágio da Shigella



Shigelose:

É a infecção por Shiguella, causadora da Disenteria ecujos principais sintomas são a febre, o mal estar, vômitos, perda de apetite e a diarréia com ocorrência de fezes aguadas ou mucosanquinolentas, e que pode evoluir para quadros de convulsões etoxemias. Os sintomas variam conforme o tipo de Shigella contraída e conforme a condição física do paciente.

[pic]
Figura 3 – Sintomas da Shigelose
Tratamento:

O tratamento basicamente consiste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Shigella
  • Shigella
  • Shigella
  • TRABALHO DA SHIGELLA
  • Bactérias shigella
  • Shigella SPP
  • Shigella spp
  • Shigella spp.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!