TRABALHO DA SHIGELLA

Páginas: 9 (2093 palavras) Publicado: 8 de maio de 2015
Sumário
1. INTRODUÇÃO 2
2. DISCUSSÃO 2
3. ESPÉCIES DE SHIGELLA 3
3.1. Shigella dysenteriae 3
3.2. Shigella flexneri 3
3.3. Shigella boydii 4
3.4. Shigella sonnei 4
4. CONDIÇÕES PARA O SEU CRESCIMENTO E A SUA SOBREVIVÊNCIA 6
5. PRINCIPAIS FONTES DE CONTAMINAÇÃO 6
6. ALIMENTOS MAIS FREQUENTEMENTE ASSOCIADOS A INFECÇÕES POR SHIGELLA 7
7. PRINCIPAIS SINTOMAS DE INFECÇÃO POR SHIGELLA 7
8. PREVENÇÃODA CONTAMINAÇÃO 9
9. GRUPOS DE RISCO 10
10. TRATAMENTO 10
11. CURIOSIDADES 11
12. CONCLUSÃO 12
13. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13










1. INTRODUÇÃO
Shigella é uma bactéria Gram-negativa que pertence à família Enterobacteriaceae. As células têm a forma de bastonetes (bacilos) imóveis. É uma infecção bacteriana com formas celulares variadas de uma mesma espécie (expressão clínica pleomórfica),podendo se manifestar através de formas assintomáticas ou sub-clínicas, ou formas graves e tóxicas. A Shigelose ou Disenteria Bacteriana é uma intoxicação alimentar causada pela bactéria Shigella, que dependendo da gravidade deve ser tratada com antibióticos. A prevenção da doença é feita com a correta lavagem das mãos e manuseio dos alimentos.
2. DISCUSSÃO
O gênero Shigella foi descoberto comosendo o responsável pela disenteria bacilar pelo microbiólogo japonês Kiyoshi Shiga em 1898. Shigella é uma bactéria do trato intestinal humano cuja principal via de transmissão é a fecal-oral. A dose infecciosa é baixa (a ingestão de poucas dezenas de células é suficiente para causar a infecção), pelo que o seu crescimento em alimentos é pouco relevante. Assim, a incidência de shigelose é baixaquando comparada, por exemplo, com as incidências de salmonelose ou de campilobacteriose. Sendo uma infecção uma colonização de um organismo hospedeiro, os efeitos patogénicos de Shigella só se observam quando são ingeridas bactérias viáveis (capazes de se multiplicar).

3. ESPÉCIES DE SHIGELLA
O género Shigella inclui as espécies Sh. dysenteriae, Sh. flexneri, Sh. boydii e Sh. sonnei. Todas asespécies são consideradas patogénicas para o Homem apesar de diferirem na severidade da infecção que causam.
3.1. Shigella dysenteriae 


Shigella dysenteriae é uma bactéria género Shigella, em culturas jovens pode apresentar a forma de cocobacilo, está normalmente presente no trato gastrointestinal humano, fermenta açúcares com a produção de gás, não fermenta manitol, são ONPG positivas e é produtorada toxina shiga. 

3.2. Shigella flexneri 

Sh. flexneri apresenta seis serótipos subdivididos em sub-serótipos. Sh. flexneri 6 é a única espécie do género Shigella que não fermenta açúcares, não produzindo gás. Sh. flexneri é oxidase negativa, catalase positiva, fermenta o manitol e é urease negativa.

3.3. Shigella boydii

Shigella boydii é uma bactéria do género Shigella, catalase positiva,fermenta manitol, ornithine positiva. Sh.boydii 13 e 14 fermentam açúcares com produção de gás. 

3.4. Shigella sonnei 

Sh. sonnei é a única espécie que possui apenas um serótipo , com duas variantes. É mais resistente que a Sh. flexneri e é ONPG positiva. Sh. sonnei é oxidase negativa, catalase positiva, fermenta o manitol e é urease negativa.

Embora Sh. dysenteriae seja a espécie responsável porsurtos graves de disenteria bacilar em países tropicais, raramente é encontrada na Europa e na América do Norte onde Sh. sonnei é a espécie mais comum.
Esta é a espécie que origina sintomas menos severos enquanto que a sintomatologia causada por Sh. flexneri e Sh. boydii pode ser considerada de severidade intermédia.
Sh sonnei, também chamado "grupo D" é responsável pela maior parte dos casos deshigelose nos Estados Unidos.
A Sh flexneri ou Shigella do "grupo B" causa quase todos os outros casos.
A Sh dysenteriae tipo 1 é raro nos EUA, mas pode levar a epidemias mortais em países em desenvolvimento.

As espécies podem ser identificadas através de testes bioquímicos e serológicos dos seus lipopolissacarídeos.


Todas causam uma doença humana denominada shigelose. A predominância de cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • shigella
  • Shigella
  • Shigella
  • Shigella
  • Shigella
  • Bactérias shigella
  • Shigella SPP
  • Shigella spp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!