Shigella

Páginas: 4 (815 palavras) Publicado: 2 de maio de 2014
DESINTERIA BACTERIANA - SHIGELLA
The bacterial dysentery - SHIGELLA







Resumo: Tem como objetivo abordar as manifestações, envolvendo um caso que obtém pouco conhecido pelas pessoascomo a shigelose, uma doença bacteriana que afeta o sistema digestório com grande intensidade, onde a mesma precisa ser tratada e diagnosticada o quanto antes.
A Shigella é conhecida como disenteriabacteriana, é gram-negativa é adquirida por maus hábitos de manipulação com os alimentos consumidos, apresenta resistência a formas de refrigeração e sobrevivem a alimentos com pouca concentração deágua. É uma doença que se desencadeia em quatro espécies relacionadas a ela, tais como: S. Dysenteriae, S. Boydii, S. flexneri e a S. sonnei.


Palavras-Chave: Shigella, alimentos, disenteriabacteriana.





INTRODUÇÃO:

É uma doença bacteriana, conhecida como disenteria bacteriana ou shigelose. Ela foi descoberta pelo microbiólogo japonês Kiyoshi Shiga, em 1898. É ocasionada com umaintoxicação alimentar, que faz com o indivíduo tenha uma diarreia sanguinolenta, sendo seu agente etiológico a bactéria do gênero shigella.
Bactéria especificamente Gram – Negativas que são anaeróbias,facultativas e imóveis. Pertence a família Enterobacteriacea. Ao contrario de outros patógenos que habitam o intestino, as shigella são altamente invasivas. Essas bactérias são responsáveis pordestruir os ribossomos das células que as hospedam, bloqueando a síntese proteica, fazendo assim a morte dessa célula. (Vranjac. Alexandre, 2013)
O período de incubação dessa bactéria varia de 12 a 48horas. Ao ser ingerido, ela tem o poder de invadir as células intestinais destruindo-as, onde levará a absorção de perda da capacidade de água por parte delas, hemorragias de vasos locais, perda adicionalde muco após a destruição das células caliciformes.
As espécies destes gêneros são os agentes da disenteria bacilar nos seres humanos, tendo-se isolado quatro espécies associadas a esta doença:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Shigella
  • Shigella
  • Shigella
  • TRABALHO DA SHIGELLA
  • Bactérias shigella
  • Shigella SPP
  • Shigella spp
  • Shigella spp.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!