Sheila Kitzinger Resenha

893 palavras 4 páginas
Resenha do texto de Sheila Kitzinger
O parto - um ato social

- Instinto, cultura e sociedade:
O texto aborda exatamente o tema que estamos tratando nessa matéria. Relacionando o parto não somente num âmbito biológico como também no social.
A gravidez e o parto abrangem muitas esferas, claro que preservando as características fisiológicas, mas devemos nos atentar também sempre que tudo o que se diz respeito a fenômenos que acontecem em sociedade, envolvem-se aspectos culturais.
O parto em diferentes sociedades possui rituais e características individuais.
Sheila Kitzinger exemplifica isso com eventos que estudou em diversas culturas.
No texto a antropóloga aborda uma visão cultural sobre o parto ao redor do mundo. Ela retrata as fases da gravidez e o parto, detalhando rituais e crenças individuais de determinadas sociedades, mostrando que o parto não é apenas um ato biológico, mas principalmente um ato social.
O texto mostra também o quanto o comportamento da parturiente é afetado pelos especialistas (Shamans, obstetras, etc) influenciando na condução do parto positiva ou negativamente, muitas vezes sobrepondo os fatores internos provenientes de seu próprio corpo que conduziriam esse parto de uma outra forma. “O parto reflete valores sociais e varia de acordo com a sociedade”. Ele não é apenas a simples “expulsão de um bebê”, como a antropóloga descreve, ele envolve e é constituído de muitos tabus, rituais e mitos.
-Fantasias corporais no parto:
Kitzinger relata algumas fantasias relativas ao corpo que descobriu em seus estudos sobre sociologia comparativa do parto. Chegando a seguinte conclusão:
“Onde há pouco controle científico sobre o parto, são efetuadas práticas mágicas para controlar os processos fisiológicos recorrendo aos poderes dos espíritos ancestrais, dos deuses e de outras forças espirituais. Estas práticas têm uma lógica interna e toda a magia fornece indícios sobre as coisas que são importantes nessa sociedade.”
Ela pôde observar através de

Relacionados

  • Parto Um ato sozial
    1106 palavras | 5 páginas