serviso social

Páginas: 11 (2590 palavras) Publicado: 29 de abril de 2014

Sistema de Ensino Presencial Conectado
nome do CURSO: serviço social






TRABALHO INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL





SONIA APARECIDA SOUZA de ARRUDA













Cuiabá – MT
2012




nome do AUTORSONIA APARECIDA SOUZA de ARRUDA







Trabalho Interdisciplinar... Apresentado à Universidade Norte do Paraná na disciplina de Trabalho profissional II, Gestão Social, Serviço Social e Terceiro Setor, Comunicação na Pratica do Assistente Social.
Orientadores: Rosane Mavezzin, Maria Ângela Santine, Paulo Sergio Aragão,Rodrigo Eduardo Zambon









Cuiabá – MT
2012
SUMÁRIO




1-


4- BIBLIOGRAFIA............................ 8




















1 INTRODUÇÃO
Esta dissertação tem por objetivo apresentar, de forma resumida, o surgimento do Serviço Social, mostrando como ocorreu oseu processo de profissionalização, bem como toda a sua trajetória ate os dias atuais.
O Serviço Social é uma profissão dinâmica que possui um curto, mais belo processo histórico. Seus fundamentos foram estruturados no final do século XIX, quando se consolidou o processo de industrialização, conhecido na história da humanidade como Revolução Industrial. Tal revolução facilitou a consolidação docapitalismo, que ainda no final daquele século adquiriu um novo perfil, deixando de lado seu aspecto concorrencial para adquirir seu estágio monopolista, gerando, desta forma, significativos impactos na estrutura societária. Nesse cenário de grandes questões sociais, surgiram as bases estruturadoras do Serviço Social, que, durante muito tempo, esteve a serviço da burguesia, recebendo forte influênciada doutrina social, desenvolvida pela Igreja Católica. Num processo de avanços e recuos, que acompanhou o movimento dinâmico da história e enfrentando muitos desafios, essa profissão institucionalizou-se em solo brasileiro, ocupando seu espaço na divisão social do trabalho, próprio de uma sociedade capitalista.
. Nos primeiros tempos, os Assistentes Sociais trabalhavam principalmente nasinstituições da Igreja Católica, fortemente ligada às origens da profissão. Esse profissional foi logo sendo absorvido pelas instituições do Estado que se organizava para enfrentar a questão social. Em seus campos iniciais de trabalho, os profissionais de Serviço Social se viram na contingência de importar modelos teóricos e metodológicos de Serviço Social, construídos em países em estágio maisavançado de desenvolvimento. Nesse contexto nasceu o Serviço Social e se desenvolveram os primeiros campos de trabalho da nova profissão houve uma tendência ao crescimento da demanda de Assistentes Sociais, como agentes executores das políticas sociais. Desses profissionais, exigiram-se especialização em políticas sociais, planejamento, administração de serviço, o que significava uma formaçãotécnica e metodológica rigorosa e adequada ao mercado de trabalho. Essas exigências em relação ao Serviço Social se inseriam no processo mais amplo de modernização da Educação, considerada uma das condições básicas para o processo de desenvolvimento do País. Tornara-se urgente a formação de recursos humanos para acelerar o desenvolvimento científico e tecnológico, o que implicava na reorganização de todoo sistema educacional, com base na racionalização, eficiência e produtividade. São diretrizes curriculares da formação profissional: capacitação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Isso significa que o curso de Serviço Social deverá oportunizar um aprofundamento teórico, histórico e metodológico da realidade social e do próprio Serviço Social. O profissional em formação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • serviso social
  • Serviso Social
  • Serviso social
  • serviso social
  • Serviso social
  • Serviso social
  • A trajetoria do serviso social
  • questinario de legislação serviso social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!