Ser diferente e Normal

Páginas: 7 (1558 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014










































































SUMÁRIO
Introdução----------------------------------------------------------------------------------------03
Ser Diferente é Normal-------------------------------------------------------------------------04Ilustrações----------------------------------------------------------------------------------------07
Gráficos-------------------------------------------------------------------------------------------10
Conclusão----------------------------------------------------------------------------------------12
Referências Bibliográficas -------------------------------------------------------------------13
1 INTRODUÇÃO
Opreconceito bem como as discriminação, estão relacionadas com as atitudes ou comportamentos referente aos indivíduos, aos grupos , á cultura, baseadas em julgamentos que são mantidos mesmo diante de fatos que contradizem.Em uma sociedade capitalista, a situação não poderia ser diferente.O “ capital” tem reforçado a ideia do outro, não com a noção de compreendê-lo como pessoal, mas sim como futuroconsumidor.
Ouvimos falar de preconceito desde a criação da humanidade. Eles ocorrem de diversas formas contra pessoas que são magra, gordas, feias, bonitas, contra raças,cultura, gênero.E muitas vezes, os preconceituosos esquecem da dimensão dos males que atingem as vitimas dos preconceitos, ora sutis, ora extremamente violentas.Esses níveis de agressividade humana podem ser, em muitoscasos, resultado da situação de exclusão.

























Ser Diferente é Normal

Preconceito: O que é isso?
O preconceito pode ser definido como um julgamento negativo de um grupo e seus membros individuais. Ele envolve uma avaliação negativa de uma pessoa pelo simples fato de a identificarmos com um grupo determinado do qual temos preconceito. Porexemplo, um adolescente em situação de rua pode ser simplesmente conhecido como pivete ladrãozinho e outros, simplesmente por esta na rua! Esse jovem espoliado de sua situação, social, é também espoliado de seu direito de ser gente de ser cidadão, simplesmente por esta em uma situação de rua.
É importante entendermos que não existem apenas grupos de minorias que são alvos de atitudespreconceituosas, mas qualquer grupo social. Alguns autores acreditam que o preconceito é resultado de frustrações pessoas e podem estar relacionados com o tipo de personalidade que o individuo apresenta. Por exemplo, uma pessoa pode ser autoritária, hostil, intolerante ou simplesmente por ser de um partido ou de religião. Cria-se uma imagem sobre o individuo que, em muitos casos o fazer o agircomo o que se esperava.
O preconceito foi estudado pela ciência apenas ao longo dos anos 20, voltado a questão racial, É a partir dos anos 30 que o conceito de preconceito ganhou novas visões, sendo ampliado para incluir os conceitos irracional ou injustiçado, influenciado por normas sociais, interesses grupais e pelo próprio processo de categorização, considera-se que a base cognitivado preconceito são envolvidos por crenças sobre características individuais que são atribuídas a indivíduo ou grupo.Essas discriminação reforçam o preconceito, dando forma e causando exclusão.
Discriminação
Anteriormente, apresentamos o conceito de preconceito como um julgamento negativo diante de pessoas ou grupo.Vimos que o preconceito é atitude, inclusive difusa, complexa.E adiscriminação, também pode ser considerada como atitude?
A discriminação muitas vezes é provocada e motivada pelo preconceito. Pode ser dada a sexo, a idade, raça/etnia, social, religiosa, por portadores de necessidades especiais, por doença, aparência. Ela pode enquanto que o preconceito é mais individual. Um exemplo de discriminação é quando certas empresas deixam de contratar um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ser diferente é normal
  • Ser diferente é normal?
  • Ser diferente é normal?
  • Ser diferente é normal
  • Ser Diferente Normal
  • Ser diferente é normal
  • Ser diferente e normal
  • PORTFOLIO SER DIFERENTE NORMAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!