SEPARACAO DE MISTURAS

Páginas: 9 (2041 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2013

SEPARAÇÃO DE MISTURAS
1. RESUMO:

O objetivo da prática é buscar a aprender identificar a diferença entre um sistema homogêneo, que é aquele que apresenta apenas uma fase; de um sistema heterogêneo, que apresenta duas ou mais fases. E com isso utilizar métodos de separação e conhecer métodos para separar esses sistemas. Para o sistema heterogêneo do tipo sólido e líquido usa-se filtraçãosimples ou a vácuo e a dissolução fracionaria e para sistemas homogêneos do tipo sólido e líquido usa-se destilação simples, destilação fracionada.
Neste experimento foram usados os seguintes processos: filtração, filtração a vácuo, decantação, evaporação, destilação e dissolução fracionada.
Pode- se observar neste experimento que para cada tipo de misturas a um tipo de processos, nesteexperimento os procedimentos foram realizados com sucessos.

2. OBJETIVO:
Separar componentes de misturas homogêneas e heterogêneas empregando os processos de filtração, filtração a vácuo, decantação, evaporação, destilação, dissolução fracionada.
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA:
A maioria das substâncias que utilizamos é encontrada na natureza misturada a outras. Uma das tarefas dos químicos é odesenvolvimento de técnicas e procedimentos que permitam isolar as substâncias da mistura encontrada na natureza.
As misturas são classificadas em Heterogêneas que apresentam mais de uma fase e Homogêneas apresentam uma única fase. Em geral as misturas não têm propriedades físicas próprias, em lugar disso, as propriedades das misturas são propriedades das substâncias que a compõem.
Para se desdobrar umamistura em seus componentes, é necessário que se tenha um conhecimento prévio dos mesmos, para que se possa utilizar o processo mais adequado, já que os processos dependem das propriedades físicas das substâncias que formam a mistura.
Neste relatório vamos abordar os seguintes processos: Filtração simples, filtração a vácuo, decantação, evaporação, dissolução fracionada, destilação simples e separaçãomagnética.
Filtração simples: é um processo para separar sólidos de líquidos. No caso da filtração, o sólido é separado por meio de papéis de filtro apoiado sobre um funil que o sustenta e permite o escoamento do líquido.
Filtração a vácuo: é uma forma mais rápida de efetuar uma filtração. Como na filtração tradicional, na filtração a vácuo uma mistura de componentes líquidos e sólidos éseparada ao atravessar um material que retém a fase sólida. Na filtração a vácuo, utilizamos um funil diferente, denominado funil de büchner. Este funil é conectado a um equipamento de vidro denominado kitassato, sobre o qual se aplica pressão reduzida. Com a redução da pressão, o líquido da mistura escoa mais rapidamente pelo funil, promovendo uma filtração mais acelerada e mais eficiente para amaioria das filtrações.
Decantação: Permite a separação de líquidos imiscíveis (que não se misturam) ou um sólido precipitado num líquido. Pode-se aproveitar a pressão atmosférica e a gravidade para auxiliar no processo de decantação. Um dos líquidos pode ser retirado por sifonação, que é a transferência, através de uma mangueira, de um líquido em uma posição mais elevada para outra, num nível maisbaixo.
Evaporação: Método de separação de misturas sólido-líquido por evaporação do solvente, também conhecido como cristalização. Em recipiente aberto, simplesmente permite-se que o solvente evapore, deixando o sólido.
Dissolução fracionada: Método de separação de sistemas sólido-sólido, em que somente um dos componentes apresenta solubilidade num dado solvente.
Destilação simples: A destilaçãosimples é utilizada quando se deseja separar a substância sólida dissolvida do solvente e não se deseja perder este último, como no processo de evaporação. Aquece-se a mistura até atingir o ponto de ebulição do solvente. Não existe necessidade de controle de temperatura, pois o ponto de ebulição do sólido é muito mais elevado que o do solvente.
4. MATERIAIS E REAGENTES:
Funil de vidro
Papel de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Separação de misturas
  • SEPARAÇÃO DE MISTURAS
  • separação de misturas
  • Separação de misturas
  • Separação de Misturas
  • Separação de misturas
  • Separação de misturas
  • Separação de Misturas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!