sensoriamento remoto

Páginas: 13 (3100 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
CAPÍTULO 2

AS INTERAÇÕES ENTRE A ENERGIA E A MATÉRIA

1.0. Introdução

No Capítulo 1 vimos que o sensoriamento remoto é o ramo da ciência que retrata a obtenção e análise de informações sobre materiais (naturais ou não), objetos ou fenômenos que ocorrem na superfície dos planetas, estrelas, etc., utilizando a energia eletromagnética refletida e/ou emitida dos materiais estudados que sãoregistrados por dispositivos situados à distâncias dos mesmos (sensores) (Figura 1).












Figura 1. Fonte de energia, objeto de estudo e sensor.

O sensor é um dispositivo capaz de responder à radiação eletromagnética em determinada faixa do espectro eletromagnético, registrá-la e gerar um produto numa forma adequada para ser interpretada pelo usuário (ROSA, 1992).
Os dadosque podem ser registrados pelos sensores remotos são:

Planimétria - Localização (X, Y);
Topografia/ Batimetria - Elevação (z);
Cor de objetos;
Característica da absorção de REM pela clorofila na vegetação;
Biomassa da vegetação;
Conteúdo de umidade da vegetação;
Temperatura;
Textura ou rugosidade da superfície.
Segundo Alvaro Crósta (1993), as imagens originadas por sensores remotosestão presentes cada vez mais do nosso dia-a-dia . Estão presentes nos jornais e na televisão informando as informações meteorológicas (chuvas, estiagem, neve, furacões, deslocamento de tornados, etc)
A função principal de processar digitalmente as imagens de sensoriamento remoto é a de fornecer ferramentas para facilitar a identificação e a extração da informação contidas nas imagens. O uso desistemas computacionais é de fundamental importância para a análise e manipulação das imagens brutas. O resultado deste processamento é a produção de outras imagens, estas já contendo informações específicas, extraídas e realçadas a partir das imagens brutas.
O objetivo principal do processamento de imagens é o de remover as barreiras como:

Enorme volume de informação;
Vários tipos dedegradações e distorções, inerentes ao sistema visual humano, facilitando a extração de informações a partir de imagens.

1.1. Tipos de sistemas sensores:

Os sensores podem ser passivos ou ativos. A diferença existente entre os dois é a seguinte:

Sistema passivo: Utilizam fonte de energia externa (Figura 2). Ex. Luz solar;
Sistema ativo: fornece a energia para imagear (Figura 3). Ex Radar(Microondas).



Figura 2. Sistema passivo. Ex: Landsat, Spot, Ikonos, etc
Figura 3. Sistema ativo. Ex: Radarsat, Jers-1, etc.
2.0. A natureza da radiação eletromagnética (REM)

Toda matéria a uma temperatura acima de zero absoluto (0o K) emite energia. Desta maneira, todo corpo negro com temperatura acima de zero absoluto pode ser considerado como uma fonte de radiação.
Existem duas teoriasque explicam a propagação de energia a partir de uma fonte: a teoria do modelo corpuscular e a teoria do modelo ondulatório.
A teoria do modelo corpuscular considera que a energia se propaga pela emissão de um fluxo de partículas (fótons) que se movem à velocidade da luz. Já a teoria do modelo ondulatório considera que a propagação da energia ocorre através de um movimento ondulatório.
SegundoMaxwell, a aceleração de uma carga elétrica provoca perturbações no campo elétrico e magnético, que se propagam repetitivamente no vácuo. Estas perturbações são denominadas de ondas eletromagnéticas. A luz se propaga como uma série de ondas que explicam a refração da luz por meio de um prisma, lentes e difração.



A luz tem um comportamento natural dual contínuo e discreto. Segundo as teoriasda propagação da luz de Newton e Planck, a luz se propaga como unidades discretas que viajam em "linha reta".
Onda eletromagnética é o resultado da oscilação dos campos elétrico (E) e magnético (M) segundo um padrão harmônico de ondas. Um padrão harmônico de ondas significa que as ondas são espaçadas repetitivamente no tempo.
A onda eletromagnética se propaga no vácuo à velocidade da luz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sensoriamento remoto
  • Sensoriamento remoto
  • Sensoriamento remoto
  • Sensoriamento remoto
  • sensoriamento remoto
  • Sensoriamento remoto
  • sensoriamento remoto
  • Sensoriamento Remoto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!