SENHORA

Páginas: 6 (1311 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015
SENHORA – JOSÉ DE LENCAR
Dados biográficos do autor – José de Alencar
Alencar pretendeu criar uma obra que cobrisse o Brasil de norte a sul, do litoral ao sertão. Por causa disso, seus temas abrangeram o regionalismo, o indianismo, a história e a vida urbana. Nacionalista por excelência tentou formar um painel histórico do Brasil e da sociedade em que viveu.
O mais representativo escritorromântico de nossa literatura tem em alguns romances, como no caso de Senhora, traços incipientes do Realismo, principalmente quando tentou fazer análise psicológica e crítica social aos desvios dos valores burgueses. Seu nacionalismo está ligado, também, ao uso da linguagem: recheou seus romances de vocábulos indígenas e abandonou a sintaxe rigorosa dos lusitanos, justificando a atitude em suas obras,como a Senhora.
Quando ao estilo, Alencar também se mostrou bem romântico: vocabulário rico, descrições detalhadas, em especial da natureza, gosto por metáforas e comparações, idealização de heróis e heroínas, entre outras características. Por outro lado, arriscou também com algumas inovações no emprego do tempo com flashbacks, quebrando a linearidade rigorosa da história, detalhe presente emSenhora.

Senhora - Romance urbano
O romance enquadra-se na categoria de romance urbano que trabalha temas ligado ao cotidiano pondo em discussão certos problemas e valores vividos pelo próprio público de então, ver o seu mundo retratado nos livros era uma novidade excepcional. José de Alencar incluiu esses problemas em seus livros, analisando as intrigas amorosas, chantagens, amores impossíveis,peripécias de maneira profunda e consistente.

Estrutura da obra
FOCO NARRATIVO - Narrado em terceira pessoa, por um narrador-onisciente e intruso, o forte do romance é a observação de detalhes exteriores, que iluminam a personalidade e os lances da vida.
A psicologia dos personagens e a mistura do romanesco e da realidade fazem desse romance um belo exemplo de literatura romântica no qual se podemperceber traços realistas.
O narrador projeta o seu ponto de vista sobre a heroína, à protagonista do romance Aurélia Camargo. A personagem principal é idealizada ao gosto do Romantismo, mas ao mesmo tempo em que é apresentada como "mulher-anjo" o narrador acrescenta um ingrediente demoníaco que aparece nas entrelinhas. Portanto, a contradição entre anjo e demônio, a bela e a fera, constitui umelemento de grande valia nesse atraente romance.
ESPAÇO: A ação se passa no Rio de Janeiro na época do Segundo império, com alusões à Guerra do Paraguai e reconstituições primorosas do vestuário e mobiliário da época.
TEMPO: O narrador vale-se do tempo cronológico, dinamizando o relato com frequencia retrospectivas que vão descobrindo gradativamente informações sobre a vida e os sentimentos daspersonagens.
OS PRINCIPAIS TEMAS:
- A crítica ao casamento por interesse.
- O dinheiro e o amor como agentes de transformação do homem e da sociedade.
- A crítica aos falsos valores sobre os quais está assentada a sociedade da época.
- Idealização do amor e das personagens.
- A crítica aos costumes da sociedade burguesa.
- A ambiguidade de caráter das personagens.
- O homem é bom, mas a sociedade ocorrompe.
- A redenção do homem pelo Amor.

Enredo:
Na primeira parte O Preço, Aurélia Camargo dá a conhecer para o leitor: jovem de 18 anos, linda e debutando nos bailes. A principal ação desta primeira parte do romance começa quando Aurélia pede ao tio que ofereça ao jovem Fernando Seixas, recém-chegado na corte após uma longa viagem ao Nordeste, a sua mão em casamento. Entretanto, uma aura demistério cobre o pedido, pois Fernando não deve saber a identidade da pretendente e, além disso, a quantia do dote proposto deve ser irrecusável: cem contos de réis ou mais, se necessário.
A habilidade mercantil de Lemos, que chega a ser caricata, e a péssima situação financeira de Fernando - moço elegante, mas pobre, que gastou o espólio deixado pelo pai e que precisava restituí-lo à família...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Senhora
  • Senhora
  • senhora
  • Senhora
  • Senhora
  • senhora
  • senhora
  • Senhora

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!