Nasaude1

Páginas: 2 (382 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015
Hospitais, laboratórios e centros de pesquisa vêm se beneficiando do Big Data com o intuito de monitorar em tempo real a saúde dos pacientes e de cruzar informações sobre tratamentos que são usadosem outros países.
Segundo a consultoria do Internet Data Center (IDC), o uso dessa tecnologia deve, ainda, reduzir os custos de clinicas e hospitais e viabilizar avanços na área de pesquisa de doençascomplexas como AIDS e diferentes tipos de câncer.
1. Vacina contra o HIV
A imunologia do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, usa algoritmos disponíveis em bancos de dados públicos de todo omundo para analisar padrões de mutação do vírus HIV. Esse recurso permite que os pesquisadores estudem as variações do vírus, o que é fundamental para que possam desenvolver uma vacina capaz deresponder a essas mutações.
2. Avanços no tratamento do câncer
Alguns tipos menos comuns de cânceres ainda são um desafio para a medicina. A Universidade de Boston, nos Estados Unidos, usa bancos de dadosespalhados pelo mundo para pesquisar e cruzar casos similares de doenças. Com isso, consegue orientar os médicos a prescrever drogas e terapias mais eficientes para cada tipo de tumor.
3. Sistemasantiepidemia
O cruzamento de dados de internações e diagnósticos de doenças registradas em hospitais de todo o mundo pode auxiliar os especialistas a detectar, logo no início, o surgimento de uma novaepidemia. Essa agilidade trazida pelo big data ajuda as autoridades sanitárias a identificar áreas onde há surtos de doenças tropicais ou infecciosas antes que elas se alastrem
4. Prevenção em temporeal
O uso de gadgets vestíveis (aqueles que monitoram a pressão arterial, o nível de glicose, a qualidade do sono e os batimentos cardíacos, por exemplo) já permite que pacientes de várias partes domundo consigam se informar precocemente de doenças como diabetes e arritmia cardíaca, agilizando o tratamento.
5. Exames da nuvem
Uma das possibilidades do uso do Big Data é a criação de bancos privados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!