Seminario Interdisciplinar I

Páginas: 6 (1341 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2015







SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
nome do curso
romilda aparecida de souza ribeiro















EDUCAR PARA VIDA OU PARA o TRABALHO?

















ITAPERUNA
2015


ROMILDA APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO















EDUCAR PARA A VIDA OU PARA O TRABALHO?









Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Fundamentosdo Processo Educativo no Contexto Histórico-Filosófico,Comunicação e Linguagem, Metodologia Científica.

Prof. Andressa Aparecida Lopes, Edilaine Vagula, Edinéia de Cássia Santos Pinho, Fabiane Muzardo, José Adir Lins Machado, Mari Clair Morro, Reinaldo Nishikawa, Taíse Nishikawa.








ITAPERUNA
2015
Introdução
Neste trabalho observamos como deu-se a trajetória da Educação, como foi realizadaa aquisição do conhecimento pela sociedade e observa-se também como as questões históricas e políticas influenciaram no processo de desenolvimento desta Educação que presenciamos hoje em nossas escolas. A educação que presenciamos é resultado de uma construção histórica, homem desenvolve esta educação por meio da aprendizagem mútua. Por meio da leitura do texto observamos que na história daeducação a antítese mais relevante é entre a educação como preparação para o trabalho e educação para uma vida de lazer, o qual comprova conflito de valores.
Porém, esta modernidade tão almejada por todos, teve como consequência o individualismo e pragmatismo, onde a prioridade foi a aquisição de habilidades para o desenvolvimento de um oficio e distanciou-se da questão étia e moral tão importantepara a formação integral do ser.
Desenvolvimento
O texto “Educar para a vida ou para o trabalho?” vem nos apresentar toda evolução sofrida pelo processo educativo ao qual o ser humano é submetido, após sua leitura pude inferir que muitas coisas avançaram nos ultimos séculos, porém questões relaciondas à ética, moral, enfim os problemas sociais não apresentaram grandes avanços talvez porque asquestões estão entremeadas de elementos econômicos e recursos finaneiros atrancando assim que certas mudanças sejam realizadas.
Observa-se que hoje uma pessoa com um sucesso financeiro talvez seja mais valorizada do que uma com sucesso acadêmico, isto é uma inversão de valores, valemos pelo que temos e não pelo que somos. Aprendemos então que a educação é o único princípio, a única maneira dahumanidade mostrar realmente o seu valor, uma pessoa com acesso a educação é mais consciente e consegue inferir melhor e de forma significativa aos acontecimentos a sua volta.
Uma sociedade em desenvolvimento caminha coma educação ao seu lado, pois a transmissão de valores está intimamente relacionada com todo este processo. Qualquer população com um grau de escolaridade por mais precário que seja,tem um sistema de educação para nortear suas atitudes.
Um conhecimento adquirido com a leitura do texto é diferenciar educação de formação onde pude observar que a formação se manifesta na forma integral do homem enquanto a formação é um ideal definido. Observei também que uma educação nunca deve ser dissociada do ambiente que a cerca, ou seja, da sociedade em que está imersa, existe umarelação ampla e harmônica entre sociedade e educação e sua função na vida das pessoas. O fato do conhecimento ser parte integrante da frmação humana permite que o delimitemos no campo da Educação, esta que é um instrumento político.
Ao analisar as relações entre educação e trabalho, percebemos a existência de uma ligação direta entre a produção do conhecimento e as formas de produção. O conhecimento queera tido com “potência espiritual” passa a tornar-se “potência material” no momento em que a cidade e a indústria passam a ser o centro da produção da existência. O desenvolvimento de nossa sociedade segue, até os dias de hoje, mais acautelado do arrivismo do “liberalismo econômico” e da planificação centralizada do “socialismo real”.
A Idade Moderna fundamentada pelos ideais humanistas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Seminário Interdisciplinar I
  • AV 1
  • AV 2
  • AV 2
  • AV 1
  • 2° semestre unopar
  • seminario interdisciplinar
  • Seminario Interdisciplinares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!