Semina rio GESTALT

Páginas: 9 (2057 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015


Síntese do capítulo ‘Comportamento’ e ‘Associação’


História e Sistemas psicológicos: Gestalt e tendências contemporâneas











Guilherme Hebling Costa

507423








UFSCAR
2015

O autor inicia o capítulo com a constatação de que as experiências objetivas, ou seja, as coisas, seus movimentos e suas transformações, ocorrem fora ou diante de nós. Essa experiência objetiva depende deprocessos cerebrais, portanto como seria possível que ela acontecesse fora do indivíduo? Um exemplo disso, seria o som da árvore que pode parecer dentro de nossa cabeça, apesar da árvore ser vista a distância.
Todo o conjunto de objetos que vemos no mundo parecem estar completamente ordenados, deixando claro as relações espaciais existentes entre as coisas. Desse modo, exatamente como o campo visualdepende de características fisiológicas do cérebro, a posição relativa do objeto também depende de uma certa ordem fisiológica.
Consideramos que tudo que é experimentado possui uma base funcional, ou seja, depende de acontecimentos físicos reais. Com isso, somo conduzidos para a física de campo. Neste campo, podemos considerar a existência de processos-em-extensão (ou processos autodistribuídos),sendo que os fenômenos ocorrem apenas dentro da distribuição como um todo. Portanto, todo estado de função seria uma unidade.
Na unidade dessa espécie, as distâncias podem ser medidas em polegadas. Entretanto, escolhemos como correlativas as relaçãos dinâmicas entre as partos dos processos que mantêm as partes tais como elas são. Essas relações se estenem por todo o processo, sendo sua geometriafuncional o que supomos ser relacionado com o campo e as características espaciais dos campos perceptivos.
A ordem dinâmica vai sempre depender da geometria do meio em que ocorre, sendo a distância em função ga geometria do cérebro sinônimo de distância funcional. Essa dependência porem não constitui uma identidade, pois as relações dinâmcias dentro do processo são funcionais.
Prosseguindo,consideraremos que a localização relativa dos objetos no campo visual será correlative das posições relativas de processos locais, as quais ocorrem no cérebro, correspondentes. Um exemplo dado pelo autor, é um lápis que se encontra sobre a escrevaninha, porém fora do livro e a certa distância dele. Nesse momento, no cérebro, ocorrem dois processos, um em relação ao livro, e outro em relação ao lápis.A relação funcional entre eles é a distância funcional.
A capacidade de localizer objetos fora de nós mesmos parte dessa proposição. Por exemplo, ao olhar para minha mão, os processes referentes a isto se encontram separados daqueles referentes ao livro ou ao lápis. Isso ocorre pois é livro físico e o lápis físico são projetados em regiões diferentes da retina, dando origem a processos queocorrem em partes diferentes do cérebro. Portanto, o corpo como experiência, ou o ‘eu’, se constitui como algo visual, assim como o lápis ou o livro. Desse modo, o ‘ eu’ se apresenta separado das coisas. As pessoas não conhecem algo por deixarem de distinguir o corpo (experiência objetiva) e o organism (sistema físico)
Podemos concluir então que outros objetos se manifestam fora do ‘eu’ visual, poisa experiência visual corresponde a totalidade dos processos autodistribuídos no setor visual do cérebro, e que todas as relações no espaço visual se apoiam em relações funcionais dentro de sua totalidade. Isso se apresenta como uma noção estranha para indivíduos que não são capazes de compreenderem a distinção entre organismo físico, e o ‘eu’ como uma coisa particular experimentada.
Agora o autorlevanta a questão de como podem as coisas estarem localizadas fora de nós, quando na realidade estão dentro ? Afirma então que todas as experiências sensoriais remetem a visao, como a voz que é ouvida dentro ou fora de uma casam, por exemplo, o que é um processo semelhante a visao binocular, na qual apesar de dois olhos atuarem na visão, a experiência é localizada em apenas um campo. Outra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SEMINÃ RIO
  • Semina rio NORMA CULTA
  • Semina rio de casa V
  • Semina Rio 1
  • TGE Semina Rio 10
  • Semina Rios De Casa III
  • SEMINA RIO BSC
  • Semina Rio III IED

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!