comercio informal e aquele praticado ilegalmente

Páginas: 4 (803 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
Comércio informal
Comércio informal e aquele praticado ilegalmente, sem autorização por itens públicos, não tem licença para o exercício da atividade, não pagam impostos nem emitem faturas relativasàs transações efetuadas ou seja os comerciantes atuam sem que tenham sidos legalmente reconhecidos pelo estado.
Identifica dois tipos essenciais de comércio informal: O comércio realizado na rua quese subdivide em comércio fixo e comércio itinerante (ambulante) e o comércio que se efetua nos mercados
Comércio itinerante, vulgarmente conhecido como comércio ambulante, é uma das principais formasde exercício do comércio informal. Os comerciantes percorrem itinerários determinados, desenvolvendo a sua atividade a uma escala muito reduzida.
A generalidade dos comerciantes informais ópera porconta própria, ainda que também seja frequente encontrar vendedores ambulantes a trabalhar por comissão (a pessoa recebe a partir do volume de produtos vendidos por ele próprio) para comerciantes derua com localização fixa ou para operadores instalados nos mercados informais. O comércio fixo realiza-se em locais fixos da via pública, de maior e mais fácil acesso à clientela. Regra geral, osoperadores instalados em locais fixos na rua exerceram anteriormente a atividade comercial itinerante.
Os mercados informais constituem um outro habitat para a atividade comercial informal. Surge comoresposta às necessidades de segurança (quer física, quer em relação à perenidade dos direitos de propriedade) dos vendedores de rua, bem como da necessidade de oferecer à clientela um leque maisdiversificado de bens e serviços (com finalidade de criar maior capacidade de atracão). O seu carácter informal manifesta-se ainda na ausência de garantias e serviços pós-venda.
Comércio informal é todaatividade comercial não registada na Repartição de Finanças. Fazem parte deste grupo unidades não licenciadas, vendedores de rua, de esquina, de mercado, etc.
Para o presente estudo, as atividades do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comércio Informal
  • Comercio formal e informal
  • A influência do turismo para o comércio informal
  • TRABALHO INFORMAL NO COMERCIO DE MURIAÉ MG
  • Pesquisa comercio formal e informal de alimentos
  • Trabalhadores do comércio informal de chapadinha: luta e resistência pela sobrevivência.
  • Conflito entre os vereadores do comércio e os vendedores informais da cidade de maputo
  • COMÉRCIO INFORMAL NA ÁREA CENTRAL DE MANAUS: de ambulantes a camelôs, de camelôs a empreendedores autônomos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!