ITR

Páginas: 3 (691 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015

Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR

Introdução
Trata-se de imposto com função predominante extrafiscal, progressivo, cujas alíquotas são fixadas para desestimular a manutenção depropriedades improdutivas.  É de competência da União e tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de imóvel por natureza, como definido na lei civil, localização fora da zonaurbana do Município. A base do cálculo é o valor fundiário do imóvel. Seu contribuinte é o proprietário do imóvel, o titular de seu domínio útil, ou o seu possuidor a qualquer título. O lançamento do ITR éfeito por homologação.
Resumo
É necessário compreender o que se tem por Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural, de maneira conceitual. Assim, pode-se afirmar que é um tributo que visa cobrarcerto valor daqueles que se beneficiam de uma propriedade localizada em via territorial não-urbana, preenchidos os requisitos do fato gerador que lhe compete. Dessa maneira, fica simplificado o motivoda criação do ITR. A sua criação (introduzida pela Constituição Federal de 1891), teve por presunção que as terras rurais fossem tributadas, como gerador de renda aos cofres públicos por instrumentode reforma agrária e, posteriormente, (na Constituição de 1988) para fomentar a produtividade agrícola, utilizando-a como forma de desestimular a conservação de propriedades tidas como indigente(improdutiva).
O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) como sendo um tributo que, por assentamento na norma constitucional, deve vir a servir como ferramenta ativa para forçar os proprietáriosde terras rurais a cumprirem a sua função social da propriedade (agrária), que, por vez, necessita, efetivamente, ser ensejada e fiscalizada. Este imposto sobre a propriedade territorial rural é decompetência da União Federal (CF, art. 153, inc. VI, e CTN, art. 29). No regime da Constituição de 1946 esse imposto era da competência dos Estados (art. 19, inc. I). Com a Emenda Constitucional n....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Imposto itr
  • Legislação do ITR
  • INCRA E ITR
  • IPTU e ITR
  • Itr e iptu
  • Imposto itr
  • Itr e iptu
  • ITR conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!