Segurança higiene e segurança do trabalho

Páginas: 7 (1573 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2012
O tema da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (SHST) tem vindo a ganhar uma importância crescente na Indústria da Construção Civil, pelos motivos mais diversos. Efetivamente, na gestão empresarial moderna há que ter em  conta os elevados custos humanos e econômicos que resultam de situações como as doenças profissionais e os acidentes de trabalho, mas também de situações acidentais como osincêndios, explosões e libertação de gases tóxicos, que afetam trabalhadores, terceiros, equipamentos, instalações e o próprio meio ambiente.
A qualidade das condições de trabalho, nomeadamente no que diz respeito às condições de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, são uma parte fundamental na aferição da qualidade de vida dos indivíduos numa sociedade.

É com base neste pressuposto que hojeem dia se fala cada vez mais na melhoria destas condições
Esta temática tem registrado na última década um importante desenvolvimento, especialmente na produção de legislação e na criação de empresas de prestação de serviços nesta área, fato a que não são alheias as imposições da Comunidade Europeia.
A abordagem das questões acima mencionadas pela sua diversidade e,muitas vezes, complexidade,obriga à consideração de diversos domínios do conhecimento científico dos quais ressalta, pelo seu enorme contributo, a Engenharia da Segurança. É efetivamente este ramo da Engenharia, essencialmente multidisciplinar, que desenvolve, em abordagens próprias, os conhecimentos básicos de diversas ciências por forma a serem aplicáveis no presente domínio.
São, assim, considerados modernamente noâmbito da Engenharia da Segurança e na sua aplicação à Segurança e Saúde no Trabalho, os domínios da Segurança Industrial, Segurança contra incêndio, Higiene Industrial e Ergonomia. A consideração da realidade do meio em que se desenvolve a vida empresarial conduz a que estes domínios técnicos vejam a sua aplicação desenvolvida em padrões organizacionais definidos. Surge assim, associado às medidastécnicas, o aspecto da respectiva organização ou a Organização da Segurança.
Na realidade, não podem separar-se as preocupações relacionadas com a Saúde no Trabalho (Medicina do Trabalho) das relativas à Higiene e Segurança no Trabalho. De fato a intervenção do médico de trabalho não pode estar desligada da intervenção do prevencionista (leia-se ergonomista), técnico de Higiene e Segurança noTrabalho, Engenheiro de Segurança e demais profissionais que intervém nesta área.
Por Higiene no Trabalho entende-se o controlo de variáveis no ambiente de trabalho no sentido de reduzir a incidência de doenças profissionais. Segurança no Trabalho significa a utilização e interação segura com métodos de trabalho, instalações, equipamentos de trabalho e ambientes de trabalho. Trata-se da prevenção dosriscos profissionais, reduzindo acidentes e incidentes de trabalho.
No atual enquadramento legislativo e social só um adequado Sistema de Gestão da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (SST), que aborde convenientemente todos os aspectos técnicos relacionados com as vertentes da Segurança, Higiene e Saúde permitirá à empresa desenvolver a sua estratégia em condições concorrenciais decompetitividade.

Qualidade x Segurança

Pode afirmar-se que não há qualidade sem segurança, entendendo-se este último conceito como uma noção generalista, global e integrada, que deve estar sempre presente e interfere em todos os passos, em todas as fases e com todos os intervenientes no processo produtivo.
No entanto, a segurança não é um corolário da qualidade, devendo ser considerada como umconceito autônomo, embora intimamente relacionado com o primeiro. Mais precisamente, estas duas noções são complementares, isto é, o mercado exige produtos sem defeitos, que sirvam as necessidades dos utilizadores de uma forma segura.
- Não há QUALIDADE sem SEGURANÇA;
- Um produto não é de QUALIDADE se não for SEGURO;
- Um produto não é SEGURO senão for FIÁVEL;
- Não há SEGURANÇA se a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Higiene e segurança no segurança e saúde no trabalho
  • Trabalho de higiene e segurança do trabalho
  • Trabalho de higiene e segurança do trabalho
  • Trabalho higiene e segurança no trabalho
  • Trabalho de Higiene e segurança do Trabalho
  • Trabalho de Higiene e Segurança no Trabalho
  • trabalho de segurança e higiene do trabalho
  • Trabalho de higiene e segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!