Solução tampão - experimento relatório feito apartir do experimento em laboratorio, com soluções tampão, com resumo, introdução, parte experimental, resultados, conclusão, bibliografia. experimento foi utilizado

983 palavras 4 páginas
efeito tampão de comprimidos de efervecentes com extrato de repolho roxo

RESUMO
Foi feito uma solução tampão a partir do extrato do repolho roxo em seguida foram feitos testes com ácido clorídrico, água destilada e hidróxido de sódio para verificar a funcionalidade e o efeito da solução tampão preparada, em seguida outra solução tampão foi feita com um comprimido efervescente e também foram feitos testes com acido clorídrico, água e hidróxido de sódio para verificar a funcionalidade e o efeito desta outra solução tampão.

INTRODUÇÃO
O extrato de repolho roxo pode constituir-se em um bom indicador universal de pH por apresentar cores diversas conforme a acidez ou basicidade do meio em que se encontra, substituindo então os papéis indicadores universais, que só podem ser adquiridos em lojas especializadas e não são encontráveis em todas as regiões do país.
O pH do suco gástrico situa-se normalmente na faixa de 1,0 a 3,0. É comum, entretanto, esse suco tornar-se mais acido que o normal, causando a chamada azia e prejudicando a digestão. Quando isso acontece, faz-se uso de comprimidos antiácidos, que tem como função elevar o pH até a faixa de normalidade. O comprimido efervescente em solução age como controlador de pH, não deixando ocorrer mudanças bruscas, isto é, funcionando como uma solução tampão.
Uma solução tampão é uma solução que sofre apenas pequenas variação de pH quando a ela são adicionados íon H+ ou OH-. É uma solução que contem um ácido mais a sua base conjugada, em concentrações aproximadamente iguais. Um exemplo de uma solução tampão é uma solução que contenha ácido acético e íon acetato em concentrações quase iguais. (RUSSELL, 1929)
O objetivo do experimento foi preparar uma solução a partir do extrato de repolho roxo e uma outra solução a partir de comprimido antiácido efervescente e verificar a funcionalidade da mesmas como soluções tampão.

PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e

Relacionados

  • Ensino medio completo
    22782 palavras | 92 páginas
  • revista2013 2014
    89230 palavras | 357 páginas
  • A era do capital
    136700 palavras | 547 páginas