SEDENTARISMO

Páginas: 2 (349 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. O sedentarismo é um dos fatores de risco intimamente relacionados com o aparecimento dedoenças como a hipertensão, doenças respiratórias crónicas e distúrbios cardíacos. Pesquisas mostram que, o risco de se ter uma doença cardiovascular aumenta uma vezes e meia nas pessoas que não têm umavida ativa. Mais de 60% da população adulta não pratica exercício físico.
Algumas dicas sobre largar o sedentarismo e começar atividades físicas:

Pessoas sedentárias podem melhorar sua saúde ebem-estar ao ficarem moderadamente ativas de forma regular.
Atividade física não precisa ser extenuante para alcançar benefícios à saúde. Os melhores benefícios à saúde podem ser alcançados aumentando aquantidade (duração, freqüência, ou intensidade) da atividade física.
O QUE O SEDENTARISMO PODE CAUSAR
O coração do problema

Seu coração é a principal vítima do sedentarismo. “Doençascardiovasculares, como as coronarianas, os acidentes vasculares cerebrais e a hipertensão arterial sistêmica, são os principais problemas de saúde que atingem a população sedentária”, explica Jennings.
A falta deexercício físico pode levar ao diabetes. O conjunto das consequências negativas (diabetes, obesidade, aumento de lipídeos e hipertensão) é chamado de síndrome metabólica. “O sedentarismo é um dosprincipais fatores que levam a esse quadro”, diz Jennings. O problema se associa também a doenças degenerativas das articulações, síndromes demenciais, neoplasias (cânceres) e doenças psiquiátricas, como adepressão.
Além do sistema cardiovascular, a ausência de exercícios acarreta prejuízos a todo o metabolismo corporal, resultando em acúmulo de tecido gorduroso e perda de massa muscular, o que leva àobesidade.
No osso

O sistema esquelético também é atingido de forma significativa pelo sedentarismo. Sabe-se que a falta de exercício físico na infância e adolescência resulta em baixos índices de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é sedentarismo
  • Sedentarismo
  • Sedentarismo
  • Sedentarismo
  • SEDENTARISMO
  • sedentarismo
  • Sedentarismo
  • Sedentarismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!