sedentarismo

Páginas: 5 (1190 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2014
Introdução
O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição a pratica de atividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva. Do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais.
No decorrer do desenvolvimento iremos abordar os principaisassuntos relacionados ao sedentarismo e também faremos citações das principais causas e consequências. Este trabalho apresenta um questionário das principais dúvidas sobre o assunto que será esclarecido.
Além da questão de que a tecnologia tem favorecido para que haja uma maior comodidade das pessoas, falaremos da participação da terceira idade, que também está incluída nesse conjunto, e asprincipais recomendações para a prática de atividade física.
Sedentarismo o que podemos fazer?
Quais são as conseqüências do sedentarismo?
A vida sedentária provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, caracterizando, no caso dosmúsculos esqueléticos, um fenômeno associado à atrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos.
Quais as doenças associadas à vida sedentária?
Todo mundo sabe que a prática de exercícios físicos traz muitos benefícios à saúde. Ficar sem se exercitar pode causar vários tipos de doenças, principalmente as ligadas ao sistemacardiovascular. Obesidade, pressão alta, diabetes, aumento do colesterol, infarto, derrames, depressão, doenças articulares, são alguns exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe.
O sedentarismo é considerado o principal fator de risco, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente às causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças até mesmo mortesúbita.
Como deixar de ser sedentário?
Para atingir o mínimo de atividade física semanal, existem várias propostas que podem ser adotadas de acordo com as possibilidades ou conveniências de cada um. Exercer as atividades físicas necessárias à vida cotidiana de maneira consciente. Praticar atividades esportivas como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica, exercícios com pesos ou jogar bolaé uma proposta válida para evitar o sedentarismo e importante para melhorar a qualidade de vida. Recomenda-se a realização de exercícios físicos de intensidade moderada durante 40 a 60 minutos de três a cinco vezes por semana;
Quais são as alternativas às atividades físicas esportivas?
A vida nos grandes centros urbanos com a sua automatização progressiva, além de induzir o indivíduo a gastarmenos energia, geralmente impõe grandes dificuldades para ele encontrar tempo e locais disponíveis para a prática das atividades físicas espontâneas. A própria falta de segurança urbana acaba sendo um obstáculo para quem pretende fazer atividades físicas.
Como por exemplo, o Parque do Cocó que além de ser um parque ecológico também esta a disposição para que muitas pessoas pratiquem atividadefísica, no entanto não se trata de um local seguro para população por conta da criminalidade. Diante dessas limitações, tornar-se ativo para que possa ser uma tarefa mais difícil, porém não de todo impossível. As alternativas disponíveis muitas vezes estão ao alcance do cidadão, porém passam despercebidas.
Aumentar o gasto calórico semanal pode se tornar possível, simplesmente reagindo aosconfortos da vida moderna. Subir dois ou três andares de escada ao chegar a casa ou no trabalho, dispensar o interfone e o controle remoto, estacionar o automóvel intencionalmente num local mais distante, dispensar a escada rolante é alguma alternativa que podem compor uma mudança de hábitos.
O que pode ser recomendado?
A principal recomendação é seguir o bom senso e praticar exercícios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é sedentarismo
  • Sedentarismo
  • Sedentarismo
  • Sedentarismo
  • SEDENTARISMO
  • sedentarismo
  • Sedentarismo
  • Sedentarismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!