sedentarismo

Páginas: 4 (917 palavras) Publicado: 24 de julho de 2014
INTRODUÇÃO:
O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticaresportes. Pessoas com atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificados como sedentários. Osedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas.
O sedentarismo é um dos fatores de risco intimamente relacionados com o aparecimento de doenças como ahipertensão, doenças respiratórias crónicas e distúrbios cardíacos. Pesquisas mostram que, o risco de se ter uma doença cardiovascular aumenta uma vezes e meia nas pessoas que não têm uma vida ativa. Maisde 60% da população adulta não pratica exercício físico. Cerca de 70% da população mundial sofre os riscos do sedentarismo, responsável por mais de 50% das mortes por infarto.
A falta de exercíciopode ser um fator de risco tão grave para o coração quanto a hipertensão, diabetes, tabagismo, colesterol alto ou obesidade - e, se associado a esses, pior ainda. Para se ter uma ideia, de acordo com osdados da. Organização Mundial de Saúde, 70% da população mundial é sedentária. E a falta de atividade física, somada a uma alimentação não-balanceada, é responsável por 54% do número de mortes porinfarto. Já um estilo de vida ativo pode ajudar a reduzir o risco de morte em até 40%.

Como deixar de ser sedentário:
Para atingir o mínimo de atividade física semanal, existem várias propostas quepodem ser adotadas de acordo com as possibilidades ou conveniências de cada um:
Praticar atividades esportivas como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica, exercícios com pesos ou jogar bola éuma proposta válida para evitar o sedentarismo e importante para melhorar a qualidade de vida. Recomenda-se a realização de exercícios físicos de intensidade moderada durante 40 a 60 minutos de 3 a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é sedentarismo
  • Sedentarismo
  • Sedentarismo
  • Sedentarismo
  • SEDENTARISMO
  • sedentarismo
  • Sedentarismo
  • Sedentarismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!