Sector agro-alimentar em porugal

481 palavras 2 páginas
O Sector

Agro-Alimentar
O sector Agro-Alimentar é o maior sector industrial em Portugal e na Europa que abrange um amplo leque de actividades econômicas. Duas observações marcantes podem ser feitas sobre ele. Por um lado, produz uma impressionante diversidade de produtos que vai desde os princípios da nossa sobrevivência ao luxo. Por outro lado, esta vasta gama de produtos emana de um número relativamente limitado de empresas mundialmente famosas e líderes, juntamente com uma variedade de insubstituíveis e relativamente desconhecidas pequenas e médias empresas, as quais existem lado a lado, na Comunidade Europeia.
A Indústria Agro-Alimentar divide-se em vários subsectores, entre os quais os “Produtos Cárneos”; “Pesca e Aquacultura”; “Frutos e Produtos Hortícolas”; “Óleos e Gorduras”; “Lactícinios”; “Cereais e Leguminosas”; “Alimentos compostos para Animais”; “Outros Produtos Alimentares” e finalmente o subsector “Bebidas”.

Distribuição
Este tipo de empresas como a Mendes Gonçalves não tem contacto directo com o consumidor, sendo que não tem locais de venda directa ao público. O escoamento dos produtos é feito principalmente, através de três tipos canais, nomeadamente, o retalho – redes de hipers e supermercados –, vendas a grosso - armazenistas - e o canal Horeca – restauração, caterings, hotelaria, etc. Dado estes factores, a comunicação da empresa é mais limitada dado que não existe propriamente um contacto directo com o consumidor e assim, a comunicação é feita maioritariamente por publicidade o que dificulta bastante o reconhecimento da própria.
O canal de retalho refere-se à grande distribuição moderna, como a Sonae, o Intermaché, Jerónimo Martins, entre outros, que são redes de supermercados que colocam os produtos à venda nas suas superfícies, juntamente com várias outras marcas, incluindo próprias. Muitas vezes são essas mesmas empresas que também fabricam os produtos denominados de marca branca destes grandes distribuidores, constituindo-se seus

Relacionados

  • Gestao
    3217 palavras | 13 páginas