Secnidazol

Páginas: 5 (1095 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Secnidazol: Eficácia no tratamento da giardíase, tricomoníase e amebíase


Carlos Augusto Vilarim de Souza

¹ Graduado em Bacharelado de Farmácia (Generalista) na Universidade Estadual da Paraíba




RESUMO


O secnidazol é um medicamento parasiticida que corresponde à formulação 1-(hidroxipropil)-2-metil-5-nitroimidazol e possui espectro de atividade contra microorganismosanaeróbicos. Agindo de forma a alterar o DNA dos vermes, levando-os à morte e os eliminando do organismo. É de terapêutica eficaz no tratamento de pacientes portadores de Entamoeba histolytica e Giardia Lamblia. Este trabalho objetiva esclarecer as vantagens do seu uso, suas indicações, interações medicamentosas, restrições, posologia, dentre outras informações importantes acerca de seu uso. Dentre outrasuma pequena comparação com outros fármacos de ação semelhantes.
Palavra-chave: Entamoeba histolytica. Giardia lamblia. Vaginite inespecífica.














INTRODUÇÃO


O medicamento Secnidazol, derivado sintético da série dos nitroimidazóis é usado para o tratamento de amebíase intestinal de todas as formas, giardíase, tricomoníase e amebíase hepática. Pode ser usada tambémcomo uma alternativa terapêutica de vaginoses bacterianas. Coresponde à formulação 1-(hidroxipropil)-2-metil-5-nitroimidazol e possui espectro de atividade contra microorganismos anaeróbicos. Tricomoníase E Giardíase são infecções causadas por protozoários flagelados do antigo Subfilo Mastigophora. Tricomoníase é um protozoário anaeróbico que possui quatro flagelos livres e uma membrana ondulante.Somente é conhecida a forma adulta chamada de trofozoíta. Habita a mucosa vaginal, mais pode ser encontrada no trato geniturinário de mulheres e no prepúcio, próstata, vesículas seminais e bexiga do homem, de reprodução assexuada por divisão binária longitudinal. Podem sobreviver várias horas em uma gota de secreção vaginal e na água menos tempo a certa temperatua. Nos pacientes sintomáticos ocorrereação inflamatória intensa na mucosa do trato geniturinário com descamação e secreção espumosa, prurido, dor. No homem causa uretrite e na mulher vaginite, com presença de corrimento esverdeado e fétido. . Atualmente, esta infecção tem sido associada ao câncer de colo de útero, mas sem comprovação científica.
Estudos feitos com pessoas portadoras de cisto e/ou trofozoítos de Entamoebahistolytica e de Giardia lamblia, diagnosticados através de metodologia de sedimentação espontânea e de flutuação de sulfato de zinco. Submetidos a terapia com o secnidazol, detectou que nas primeiras quarenta e oito horas alguns pacientes apresentaram sinais de efeito adverso, mais ficou que ao fim do tratamento a eficácia do tratamento chegou a cem por cento.
Em estudos comparativos feitos na ClínicaGinecológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com pacientes portadoras de vaginite inespecífica, foram usado o secnidazol e o metronidazol. Pacientes foram submetidos à terapia, a ao final os pesquisadores constataram que efeitos adversos leves foram constatados, e que o secnidazol oral em dose única constitui alternativa terapêutica nas vaginitesinespecíficas, pois apresentam uma boa eficácia.
O secnidazol é estreitamente relacionado com o metronidazol, tinidazol e o ornidazol, em estrutura e atividade.

Secnidazol: Eficácia no tratamento da giardíase, tricomoníase e amebíase

Indicações
O medicamento Secnidazol é usado para o tratamento de amebíase intestinal de todas as formas, giardíase, tricomoníase e amebíase hepática. Pode serusado também como uma alternativa terapêutica de vaginoses bacterianas. Sendo um medicamento parasiticida, o Secnidazol possui ação amebicida, giardicida e tricomonicida. Após 3 horas da ingestão da dose sua ação farmacológica máxima já é alcançada.

Características
O Secnidazol é um derivado sintético da série dos nitroimidazóis, dotado de poderosa atividade parasiticida. Alguns estudos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!