Marx, Webber, Durkheim

Páginas: 7 (1518 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO
A partir do estudo das obras Sociologia Clássica e Introdução ao Pensamento Sociológico, será abordado os principais conceitos dos sociólogos Max Weber e Émile Durkheim, que foram junto de Karl Marx, peças importantes para um aprofundamento da sociologia; estes pensamentos e conceitos são utilizados até hoje, como forma de entender a sociedade moderna.2. MAX WEBER
2.1 CONTEXTO INTELECTUAL
2.2 TEORIA SOCIOLÓGICA COMPREENSIVA
Weber se orientou toda sua pesquisa sociológica com a ideia de que o indivíduo é o elemento que justifica a realidade social em que se encontra, indo além da produção epistemológica e metodológica, causando assim uma revolução nas ideias sociais. A partir disso surgiu um novo caminho na sociologia.
2.3CORRENTES TEÓRICAS QUE MAIS INFLUENCIARAM SEU PENSAMENTO
Diversas correntes teóricas influenciaram Weber, mas somente algumas podem ser citadas: a filosofia clássica segundo o pensamento de Kant, que menciona o conhecimento como transmissão através de sentidos, e algumas ideias de Nietszche; filósofos neo-kantianos, que irão influenciar diretamente no pensamento de Weber, insistiam na necessidade deseparar as ciências sociais das demais ciências naturais; e por último o pensamento social alemão que retomavam as ideias de diversos pensadores daquela época.
2.4 CIENCIAS NARUTAIS X CIENCIAS SOCIAIS
Weber era adepto da ideia de que as ciências naturais e as ciências sociais deveriam ser vistas de formas diferentes, seguindo pensamento contrário ao dos positivistas. Weber faz a seguinte afirmaçãono texto “A objetividade do conhecimento nas ciências sociais”, ele diz:
De tudo o que até aqui se disse resulta que carece de razão de ser um estudo “objetivo” dos acontecimentos culturais, no sentido em que o fim ideal do trabalho cientifico deveria consistir numa redução da realidade empírica a certas leis.(
Nesta citação Weber ataca diretamente a ideia dos positivistas, dando a entender quea sociedade pode ser explicada segundo um sistema de leis que não fazem parte das leis sociais, com isso se justifica a ideia da identidade entre as ciências sociais e naturais. Além disso tinha como preocupação básica apontar o que diferenciava as ciências, buscando para elas um novo método.
Weber justifica essa distinção participando de debates filosóficos com neo-kantianos que se dedicarammuito tempo para a solução desse problema, assim ele passa a elaborar suas posições teóricas.
Ele entrou em um debate complexo com vários autores e analisou diversas posições teóricas, a partir disso estabeleceu-se a base filosófica para se sustentar as ciências sociais, e os princípios pelos quais se diferem da ciência da natureza.
Em resumo, Weber fez uma crítica aos positivistas, já que arealidade é infinita e não podem ser explicadas completamente através de leis cientificas, também criticou os neo-kantianos, a sociologia deve fazer uso dos dois métodos (individualizante e generalizante) dependendo do objetivo da pesquisa, e as “leis” são apenas probabilidades, não apenas meios e não a finalidade da pesquisa.
3. INDIVIDUALISMO METODOLÓGICO
O pensamento de Weber difere do positivismotambém em outros aspectos além das ciências. No que se diz em relação ao positivismo Weber também vai ser contrário na relação indivíduo e sociedade.
Para Weber, o indivíduo é o que fundamenta a sociedade, levando isso além do fato de que a sociedade é formada por indivíduos, essa existência social se realiza pela ação e interação mutuas entre as pessoas.
A possibilidade de entender a sociedadepassa pela análise do comportamento dos seres contidos nesse meio social, tudo que existe nessa sociedade é obra do homem. É preciso analisar o valor que o homem deu no surgimento de instituições importantes, e analisar qual atividade permitiu o seu nascimento, e se isso ainda tem motivo para sustentar os comportamentos sociais.

4. METODOLOGIA
4.1 SOCIOLOGIA: OBJETO MATERIAL E OBJETO FORMAL...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questões referentes a Marx, Webber e Durkheim
  • Durkheim, marx e marx weber
  • Marx e durkheim
  • Marx Durkheim
  • durkheim e marx
  • Webber vs marx
  • Marx, weber e durkheim
  • Durkheim x Marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!