Saussure

Páginas: 5 (1010 palavras) Publicado: 1 de julho de 2014
FICHAMENTO DE CITAÇÃO:
Concepções Saussuriana

CARVALHO, C. de. Para compreender Saussure: fundamentos e visão crítica. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

Princípios do signo
“... para Saussure, a arbitrariedade do signo, e nisso insistimos, repousa no fato de que o falante não pode mudar aquilo que o seu grupolinguístico já consagrou.” (p. 32).
”O princípio da discrição (neologismo referente às “unidades discretas”; cf. discrição = qualidade de ser discreto reservado) baseia-se no fato de que “toda unidade linguística tem valor único sem matizes intermediários”, como diz Borba (1971: 58). Em outras palavras, os elementos de um enunciado linguístico são diferentes entre si, limitados, independentes, semvariações. Ou pronunciamos “faca” ou “vaca”.” (p. 38-39).
“Com isso concluímos que as unidades discretas têm de ser emitidas sucessivamente. Elas não são concomitantes, não são coexistentes, não são simultâneas. Ao contrário são sucessivas e, por isso só podemos emitir um fonema de cada vez, em linha, ou melhor, linearidade.” (p. 39).
A dicotomia Língua/Fala
“A língua, como acervo linguístico, é “oconjunto de hábitos linguísticos que permitem a uma pessoa compreender e fazer-se compreender” (p. 92) [...]” (p. 50).
“Para Saussure, a língua “é, ao mesmo tempo, um produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos” (p. 17);” (p. 50).
“Saussure vê a língua como um objeto de“natureza homogênea” (p. 23) e que, portanto, se enquadra perfeitamente na sua definição basilar: “a língua é um sistema de signos que exprimem ideias” (p. 24).” (p. 50).
“A fala, ao contrário da língua, por se constituir de atos individuais, torna-se múltipla, imprevisível, irredutível a uma pauta sistemática.” (p. 51).
“... para o mestre genebrino, a Linguística propriamente dita é aquela cujo únicoobjetivo é a língua. “Unicamente desta última é que cuidaremos” (CLG, 28), ressalva Saussure.” (p. 53).
“Mesmo tendo dado tanta ênfase ao estudo da língua, Saussure não deixou de tratar também da substância (fala), reconhecendo que a sua função é fazer a ligação com a forma, que é, em última análise, para ele, a verdade total.” (p. 54).
“As variantes diatópicas caracterizam as diversas normasregionais existentes dentro de um mesmo país e até dentro de um mesmo Estado, como o falar gaúcho, o falar mineiro, etc.” (p. 57).
“As variantes diastráticas, intimamente ligadas à estratificação social, evidenciam a variedade de diferenças culturais dentro de uma comunidade e podem subdividir-se em norma culta padrão (ou nacional), norma coloquial (tensa ou distensa) e norma popular (também chamadade vulgar).” (p. 57).
“Há também as variantes diafásicas, que dizem respeito aos diversos tipos de modalidade expressiva (familiar, estilística, de faixa etária, etc.).” (p. 57).
“Além das variantes citadas, existem ainda as chamadas línguas especiais. É o caso das gírias, dos jargões, das línguas técnicas, das línguas religiosas e da língua literária [...]” (p. 58).
A dicotomiaSincronia/Diacronia
“O mestre genebrino acha indispensável que, em Linguística, como em todas as demais ciências, se distingam os fenômenos de duas maneiras: 1º) do ponto de vista de sua configuração sobre o eixo AB das simultaneidades (“relações entre coisas coexistentes”), excluindo-se qualquer consideração de tempo; 2º) de acordo com a posição do fenômeno sobre o eixo CD das sucessividades, no qual cadacoisa deve ser considerada por si mesma, sem esquecer, contudo, que todos os fatos do primeiro eixo aí se situam com suas respectivas transformações.” (p. 70).
“É sincrônico tudo quanto se relacione com o aspecto estático da nossa ciência; diacrônico tudo que diz respeito às evoluções (CLG, 96).” (p. 71).
“Para Saussure, sincronia está para “um estado de língua”, assim como diacronia para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saussure
  • Saussure
  • Saussure
  • Saussure
  • Saussure
  • Saussure
  • saussure
  • Ferdinand saussure

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!