Saussure

Páginas: 2 (485 palavras) Publicado: 21 de março de 2014
Nome: AMANDA FARIA OLIVEIRA

Na pretensão de se alcançar um maior esclarecimento acerca da evolução da análise de discurso, será abordado nesse trabalho a Lingüística Estrutural de Saussure comoum ponto de partida para o posterior desenvolvimento da disciplina de Análise de Discurso. Adota-se aqui o mesmo ponto de vista de Mussalim no que diz respeito à linha histórica da AD, e, portanto,trata-se de considerar a Lingüística de Saussure como uma das pioneiras desse estudo.
Saussure utiliza-se de uma abordagem sistêmica, como já foi dito anteriormente, estudando a língua como umamatéria fechada em si mesma. Ou seja, o autor estuda a Lingüística pela própria Lingüística, ao estudar como se constituem os signos. A dificuldade encontrada na obra de Saussure é a de que o sentido,objeto de estudo da Semântica perpassa os limites do estudo da Lingüística, como uma ciência apenas da língua. Saussure ignora que a existência de condições sócio-históricas dos textos é integrante daspróprias significações textuais.
Dentre as questões principais da obra saussureana está a discussão sobre a constituição do signo. Saussure afirma que o termo signo poderia ser designado como algo queabrange imagem acústica e conceito, mas como o uso corrente desse termo se refere apenas a imagem acústica, faz-se nisso uma ambigüidade. O que é solucionado pelo autor, ao estabelecer que conceito eimagem acústica fossem chamados respectivamente por significado e significante, e signo fosse considerado a junção desses dois.



















Saussure

Saussure, F.(1995a). Cours de linguistique générale. Edition critique par Tullio de Mauro. Paris: Payot & Rivages. (Originalement publié en 1916).
Saussure, F. (1995b). Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix.(Originalmente publicado em 1916).
Signo - significante
- significado

Semiologia – ciência dos signos

Semiologia lingüística estrutural

A Lingüística é uma parte da Semiologia, que é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saussure
  • Saussure
  • Saussure
  • Saussure
  • Saussure
  • Saussure
  • saussure
  • Ferdinand saussure

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!