sao tomas

Páginas: 13 (3052 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Introdução
O presente trabalho tem como tema a Ontologia: a criação e a verdade substente criadora, onde pretendemos neste tema identificar as provas de existência de Deus, essência de Deus, o mundo da criação, o nosso conhecimento e a linguagem sobre Deus: inefabilidade, analogia, teolgia negativa e antropologia agostiniana. Para Santo Agostinho Deus é o tema central e omnipresente, este que épara ele uma atmosfera em que se move o seu génio de pensador a meta do seu itinerário e toda ontologia agostiniana, tem como ideia central a criação. Ela é o traço de união não só que une numa mesma condição essencial, o homem e o mundo, mas também que permite a constituição de uma ontologia de Deus, ou uma teologia de Deus. Tudo que cerca das realidades mundanas podemos dizer, no planoontológico, é enquanto que elas são criadoras de Deus criador que o podemos dizer. Como tais elas tem em si a marca do seu Artífice, são seus vestígios, participação e semelhança dele (ontologia bestial, e exemplarismo). E tudo o que a cerca de Deus, podemos saber no plano da razão natural enquanto ele é o criador do mundo que podemos saber, tomando portanto, ponto de partida das criaturas enquantovestígios do criador em que esplende a luz da sua verdade.

















1. Existência de Deus
Para Santo Agostinho, a existência de Deus apresentava-se como tarefa relativamente fácil, isto porque tinha toda consciência do carácter misterioso e paradoxal da realidade divina, e a sua negação “Loucura de poucos”, era a características dos ateus.
A evidência e positiva da suaexistência, que é a sua presença no nosso espírito, aliada a esta ausência que é a nossa distancia, fez que agostinho se preocupasse mais com o desenvolvimento de vias ou itinerários da nossa aproximação espiritual dele do que com provas demonstrativas da sua existência. A sua atitude é também aqui, mais existencial que académica.
Tensão mística e esforço demonstrativos andam com tudo conjugado. A suatrajectória essencial segue o já nosso conhecido caminho da conversão do exterior para o interior, do inferior para o superior. É uma trajectória que implica 3 momentos: pergunta ao mundo, volta-te para dentro de ti, transcende-te a ti mesmo (Cf. Conf. X).
As vias Agostinianas podem reduzir-se a três essenciais, correspondendo cada uma a uma das componentes da estrutura triádica do homem. Este éum ser que existe, pensa e ama. Cada uma destas componentes do ser pode tornar-se ponto de partida para subir até Deus. Ele é “A causa da constituição no universo, a luz do conhecimento da verdade e a fonte onde bebemos a felicidade” (De civ. Dei, XVIII, 10).

1.1. Via do ser
Toma como ponto de partida a realidade ontológica do homem e do mundo, um e outro comungando na mesma condiçãoessencial de criaturas.
Tudo, no mundo da criação, é vestígio de Deus, só a participação e semelhança a dizer que não existe por si mas pelo ser subsistente e criador. (Coutinho, 1997). É descensos e ascensos, descida e ascensão, procissão e anagogia. Tudo nele procede de Deus reenvia o espírito humano que o habita e contempla para as alturas do seu criador. O mundo é por isso uma teofania. Agostinhoexplora particularmente alguns aspectos mais relevantes.
Assim, por exemplo, o da beleza e ordem do universo, que revela uma admirável obra de arte e remete o espírito de quem o contempla para o divino artista seu autor.
Outro ponto de partida é o da hierarquia dos seres do mundo. Escalonados do menos perfeito para o mais perfeito, por um lado, dizem nos que não são a própria perfeição masapenas participações dela; Por outro lado na sua escala ascendente de mais e mais perfeição ontológica, apontam para um absolutamente perfeito que lhes serve de fundamento.
Outro ponto de partida é ainda o da contingência do mundo. A contingência é insuficiente no ser, é ser sem que tivesse de ser sem a solidez do necessário. O contingente só pode existir por força do necessário.
Agostinho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sao tomas
  • São Tomas de Aquino
  • São tomás de aquino
  • Gnosioligia de são tomas de aquino
  • sao tomas de aquino e averrois
  • São tomas de aquino
  • São Tomás de Aquino
  • São Tomás de Vilanova

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!