sao tomas de aquino e averrois

Páginas: 11 (2578 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2013


Santo tomás de aquino e Averróis




2012.2
Sumário



1 O Pensamento Aquiniano
A filosofia de Santo Tomás de Aquino representa uma síntese de todo o pensamento filosófico até o século XVIII, suas obras mostravam grande influência das sagradas escrituras e, principalmente, do pensamento aristotélico. Percebe-se forte presença de Aristóteles no que se trata de conceitos econcepções sobre alma, justiça, virtudes, etc.
A temática da justiça recebe atenção especial de Tomás e para ele há de se fazer distinção entre três tipos de direito, o primeiro é o direito baseado nas escrituras sagradas a que chama de direito divino, há o direito inerente ao homem que todos têm que é o direito natural e há o direito humano que corresponde ao direito positivo. Para questões sobre bem emal, justo e injusto Aquino demonstra reflexões sobre hábito, prática e ética.
1.1 Sinderese
Em um modelo bastante semelhante ao do filósofo grego, Aquino entende que existem três tipos de alma: vegetativa, sensitiva e intelectual. A primeira são as das plantas, apenas alimentam, crescem, reproduzem e morrem. As almas sensitivas pertencem aos animais que tem a habilidade de sentir e de agir. Asalmas humanas são as classificadas como intelectuais, estas se diferenciam das outras pois ela diferencia as diversas formas e fins das ações, e dessa forma age sempre da maneira que siga para um melhor resultado.
Para Tomás o homem sempre direciona suas ações e escolhe o caminhos que resultam em bem, porém o homem pode se enganar e o caminho que parecia levar a um bem acaba resultando em um mal.Então Aquino conclui que o mal trata-se apenas da escolha de um bem aparente.
Com a experiência, a prática e a agregação de conceitos éticos e morais o homem adquire o que Aquino chama de sinderese, esta sinderese servirá de base para a escolha de novas ações e será o que diferencia o bom do mal, que diferencia o justo do injusto e que vai evitar as escolhas errôneas que levam a um mau.
ParaAristóteles Bom é Aquilo que agrada a todos, este e outros conceitos são agregados a sinderese, mediante experiências, que seguem em uma evolução que se tornam hábitos e princípios que farão os homens fazer o bem e evitar o mau.
1.2 Definição de Justiça
Depois de todas estas concepções sobre o que certo e o que é errado, e ainda permanece a questão sobre o que é justiça e neste ponto Aquino se vêentre dois conceitos. O primeiro é o conceito da filosofia grega que diz que a justiça é uma virtude derivada dos conceito éticos e da moral e o segundo vem dos juristas romanos que dizem que justiça é uma vontade perene de dar a cada um o que é seu.
Sim, a justiça é uma virtude, mas não trata de paixões, reflexão e outras questões interiores, justiça trata de uma exteriorização, trata-se deprática, quanto ao outro conceito necessário uma definição para que se atribua o próprio de cada um, que delimite o que é devido ao outro. Por isso a justiça necessita de uma igualdade entre pessoas para que seja dado a cada um o seu nem a mais e nem a menos. Resultando de reflexões e estudos Tomás acaba por juntar os dois conceitos dizendo que a Justiça é uma virtude cardeal, e sua função é dar a cadaum o que é seu.
1.3 Justiça e Direito
A justiça em sua virtude cuida da conduta exterior do homem; a temperança, a prudência entre virtudes estabelecem parâmetros para a conduta interior. A justiça em sua exterioridade se entende com o tema direito, a justiça interessa ao estudo do direito; mais ainda, o direito (IUS) interessa ao estudo da justiça e do justo, onde estes se relacionam.Todavia o que é justo por natureza não pode estar plenamente contida no direito, onde que direito não é a justiça, mais é a maior das virtudes, mas busca a justiça a ser realizada
Na visão da teoria tomista tem virias, então, a lei é eterna ou é natural, ou é da gentes, ou é humana, onde é essa classificação basilar para a compreensão do desdobramento do tema da justiça na teoria tomista....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • São Tomas de Aquino
  • São tomás de aquino
  • Gnosioligia de são tomas de aquino
  • São Tomás de Aquino
  • São Tomas de Aquino
  • Sao tomas de aquino
  • São tomás de aquino
  • são tomas de aquino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!