SANTIAGO CALATRAVA

Páginas: 5 (1151 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2014
SANTIAGO CALATRAVA
1. Em 1974, licenciou-se em arquitetura na cidade de Valência, onde também freqüentou o curso de urbanismo e de Belas Artes. Mudou-se para Zurique para estudar engenharia civil, licenciando-se em 1979 e doutorando-se em 1981. Nesse mesmo ano, abriu seu estúdio profissional em Zurique, que atualmente conta com sedes em Paris e Valência. É difícil estabelecer um perfil daarquitetura de Calatrava devido a sua complexidade e heterodoxia irredutíveis a fórmulas. Talvez por isso, e por sua própria formação integral (estudos de artes e ofícios, arquitetura e engenharia), é um dos protagonistas mais originais e completos da arquitetura contemporânea. Sua assinatura encontra-se em mais de 200 trabalhos: estudos, opiniões, concursos e projetos de várias dimensões, desde osinteriores a grandes infra-estruturas. Também é o autor de muitas realizações de grande porte, como pontes (Ponte do Alamillo, Sevilha, 1987-1992), estações, aeroportos, espaços para eventos e trabalhos de ordenação urbanística. A arquitetura de Calatrava é muito estrutural e presta muita atenção ao pormenor material. Predomina também o valor cinético-dinâmico em contraponto ao tradicional imobilismodas massas arquitetônicas. É uma arquitetura tecnológica – mas não técnica –- e figurativa, sem ser formal, baseada no movimento, na transformação, na adaptabilidade. Calatrava gosta de evidenciar o movimento das forças que animam as construções. Introduz soluções móveis e configurações dinâmicas, freqüentemente assimétricas. Talvez por isso seja classificado como um dos mais ativos"estruturistas" contemporâneos. Também gosta de dotar suas realizações de conotações organicistas e surrealistas. Inspira-se primordialmente nos seres da natureza (antropomórficos, harmonias e equilíbrios dos esqueletos ou das formas naturais, articulações-rótulas, tendões-cabos); assume muitos riscos na busca de um estilo próprio que se baseia na natureza. Em sua curta trajetória, já tem obras suficientementeimportantes para ser reconhecido ("Torre de Montjuïc, Barcelona, 1982-1992). Dotado de um grande talento para o desenho, também se ocupou de pesquisas paralelas à sua arquitetura, tanto no campo do desenho de objetos como no da escultura.

2. O arquiteto da ampliação e reforma do museu da arte de Milwaukee é espanhol e conta com escritórios em Zurique, Paris e Valença, Espanha. Projetou econstruiu edifícios por toda Europa e ganhou concorrências internacionais, entre outras a conclusão da catedral de St. John New York e uma para uma ponte através do Grande Canal em Veneza, Itália.
Calatrava projetou numerosas pontes, escritórios, uma biblioteca, High School, estúdio de televisão, teatros, armazéns e ampliação de estádios.The MAM será seu primeiro edifício terminado nos E.U.A.
Nascidopróximo de Valença , Espanha , em 28 de julho de 1951, Calatrava estudou arquitetura em Valença, e fez cursos de pos graduação em urbanismo e em engenharia civil. Tem um Ph.D. de ciências técnicas do instituto de tecnologia federal suíço, e doutorado honorário das universidades: Politécnica de Valença, universidade de Sevilha, universidade de Heriot-Watt em Edimburgo, em Scotland, e da escola deengenharia de Milwaukee .
Algumas obras que Calatrava projetou:
Museu do Amanhã, Rio de Janeiro, Brasil
Estação ferroviária de Stadelhofen, Zurique, Suíça, (1983-90)
Pavilhão de Kuwait , Expo '92, Sevilha, Espanha (1991-92)
Estação Ferroviária do Aeroporto de Lyon, França (1989-94)
Museu da Ciência e Planetário, Valencia, Espanha (1991-)
Sala de Concertos de Tenerife, Consoles Amarelos(1991-)
Estação Oriente, Parque das Nações, em Lisboa, Portugal
Complexo Olímpico de Atenas 
Passarela Perach-Tikva, Turtle Bay, Puerto Madero, Campo Volantin e Ponte de Orleans
Cidade das Artes em Valencia, Espanha
Museu de Arte de Milwaukee
Seus trabalhos foram exibidos no museu da arte moderna em New York, e em museus em Londres, Tokyo, Moscou, Copenhague, Munich, Estocolmo, Rotterdam e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Santiago calatrava
  • SANTIAGO Calatrava
  • Santiago Calatrava
  • Santiago Calatrava
  • Santiago Calatrava
  • Santiago Calatrava
  • Santiago calatrava
  • Santiago Calatrava

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!