SALA DE AULA

Páginas: 10 (2310 palavras) Publicado: 20 de janeiro de 2015
Sala de Aula
PROJETO PEDAGÓGICO MATERNAL-I (matutino)
QUEM MORA NESSA CASINHA?
1 INTRODUÇÃO

As crianças pequenas, ao ingressar nas instituições educacionais necessitam de aconchego durante a ação pedagógica. Pois, a relação ensino/aprendizagem se constitui com intencionalidade no ambiente institucional, já que a sala de aula, espaço privilegiado da ação docente e um lugar preparado para aaprendizagem das crianças pequenas. As quais são projetadas para o mundo, rompendo fronteiras e revelando a capacidade que possuem dentro de si.
Para ampliar a autonomia, a curiosidade e muitos questionamentos, a criança precisa desenvolver suas ações. Portanto, processo de independência nas mais variadas ações e condições são necessários para o desenvolvimento da criança. Sendo preciso,trabalhar situações de aprendizagem em relação á diversidade, como conversas ou trabalhos coletivos. Logo, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisam estar presente nos atos e atitudes dos adultos, com quem convivem dentro e fora da instituição.
No que se refere à identidade, a atitude básica é transmitir por meio de ações e encaminhamentos, valores de igualdade erespeito entre as pessoas que convivem no dia a dia com crianças, e assim permitir que as crianças brinquem com as possibilidades de explorações dos papéis sócias. E é neste momento de descobertas que a observação e a sensibilidade do professor são fundamentais. Nesta fase as crianças possuem egoísmo próprio em relação ao que é seu, e o trabalho com a identidade representa um espaço importante para aintegração com as crianças entre si, com a família e também o ambiente escolar. É necessário dar oportunidades às crianças para que elas expressem e desenvolvam suas capacidades e que elas saibam lidar com as diversas situações que essa fase do “descobrimento” apresenta.
É essencial favorecer o desenvolvimento da autonomia, é necessário que o professor compreenda as maneiras próprias dascrianças se relacionarem, o modo como agem, como sentem como pensam e constroem seus conhecimentos.

2 PROPOSTA PEDAGÓGICA

Nossa missão é formar cidadãos críticos, criativos e responsáveis que valorizem a democracia, a verdade, o respeito e a solidariedade. Procuramos oferecer diversas possibilidades educacionais, para que assim as crianças desenvolvam seus potenciais. Trabalhamos sempre as váriasáreas do conhecimento através de Projetos Pedagógicos, no qual, a aprendizagem acontece de forma significativa e contextualizada.
Para tanto, entendemos que o professor é um mediador de novas conquistas, precisa ser atento e dedicado, ampliando e sistematizando os conhecimentos, valorizando e respeitando as hipóteses, interesses, a criatividade e as formas de expressão das crianças.
Norteados pelaconcepção Sócio-interacionista, a qual concebe a aprendizagem como um fenômeno que se realiza na interação com o outro, na internalizarão de um processo anterior, de troca, em uma dimensão política. Pois, a aprendizagem deflagra vários processos internos de desenvolvimento mental, que tomam corpo somente quando o sujeito interage com objetivos e sujeitos em cooperação. Uma vez internalizados,esses processos tornam-se parte das aquisições do desenvolvimento. 


3 JUSTIFICATIVA

A construção da identidade se inicia no espaço familiar e continua a se estruturar ao longo da vida. Sabe-se que estão em constante aprendizado, no entanto para as crianças, parece que tudo gira em torno de seu mundo, porque na faixa etária entre 18 meses e 24 meses, as crianças ainda estão na fase egocêntrica.Fazer com que a criança perceba que ela não é o centro das atenções, e que a seu entorno, há um universo de organizações familiares e diferenciadas, que devem ser respeitadas, é um esse um grande desafio para os educadores.
Para tanto, este projeto procura trabalhar a casa onde cada criança mora, ampliando seus conhecimentos sobre outras residências. Pois a casa é um lugar que agregar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sala de aula
  • sala de aula
  • sala de aula
  • sala de aula
  • Sala de aula
  • sala de aula
  • Sala de aula
  • sala de aula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!