sads

Páginas: 2 (448 palavras) Publicado: 29 de março de 2014
O interesse sobre a ordenação do Sistema Solar proporcionou muitos anos de observações, estudos e debates. Ao longo da história, as duas teorias mais conhecidas são: a do Geocentrismo, desenvolvidapelo astrônomo grego Cláudio Ptolomeu; e a teoria do Heliocentrismo, formulada por Nicolau Copérnico.
A teoria Geocêntrica, também chamada de sistema ptolomaico, foi elaborada pelo astrônomo gregoClaudio Ptolomeu no início da Era Cristã, defendida em seu livro intitulado Almagesto. Conforme essa teoria, a Terra está no centro do Sistema Solar, e os demais astros orbitam ao redor dela. Osastros estariam fixados sobre esferas concêntricas e girariam com velocidades distintas. Ptolomeu afirmava que o Sol, a Lua e os planetas giravam entorno da Terra na seguinte ordem: Lua, Mercúrio, Vênus,Sol, Marte, Júpiter e Saturno. O Geocentrismo foi defendido pela Igreja Católica, pois apresentava aspectos de passagens bíblicas.
No entanto, após 14 séculos, a teoria Geocêntrica foi contestadapor Nicolau Copérnico, que elaborou uma outra estrutura do Sistema Solar, o Heliocentrismo. Iniciando o pensamento racional cientifico do que a fé, surgindo os primeiros conflitos entre a Igreja e aCiência. O Heliocentrismo consiste num modelo teórico de Sistema Solar desenvolvido pelo astrônomo e matemático polonês, Nicolau Copérnico (1473-1543). Conforme Copérnico, a Terra e os demaisplanetas se movem ao redor de um ponto vizinho ao Sol, sendo este, o verdadeiro centro do Sistema Solar. A sucessão de dias e noites é uma consequencia do movimento de rotação da Terra sobre seu próprioeixo. Com tal pensamento foram surgindo novas pesquisas e assim aperfeiçoando o Heliocentrismo.
Posteriormente, Galileu Galilei (1564-1642), durante o século XVII, reforçou a teoria heliocêntricaatravés de observações com lunetas holandesas. Como consequência de seu “atrevimento”, Galileu foi julgado pelo tribunal da Inquisição, tendo como opção negar sua teoria ou ser queimado na fogueira da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sads
  • das a sad
  • Sad
  • SAD
  • sads
  • Sad
  • SAD
  • sad gfds

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!