Saber ver a arquitetura

Páginas: 3 (653 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
Um equívoco comum é acreditar que o Gótico é uma simples derivação do romântico. O equívoco acontece devido o progresso técnico e artístico que ocorreu de um período ao outro. O conjunto românticotorna-se mais leve e através dos vitrais, os arquitetos góticos tinham a intenção de criar espaço e dar-lhe forma sem interromper a sua continuidade. Pela primeira vez na história da arquitetura, osartistas concebem espaços que estão em oposição polêmica com a escala humana e que produzem no espectador não uma calma contemplação, mas um espírito de desequilíbrio.
Sabemos distinguir um edifíciocriado e feito para o homem de um edifício-símbolo construído para representar uma ideia, um mito que impressione, se sobreponha, domine o homem; há, contudo, outro significado de escala que não dizrespeito às proporções entre o edifício e o homem, mas sim as proporções do edifício entre si, de duas maneiras: com o equilíbrio das diretrizes visuais ou com a predominância de uma diretriz. Encontramosa predominância de uma diretriz nos templos egípcios de Karnac ou de Luxor( diretriz vertical), ou então na Basílica Bizantina(diretriz horizontal). Em contrapartida, no Gótico coexistem duasdiretrizes: a vertical e a horizontal.
Se observarmos o Gótico italiano, francês e inglês, verificamos que o contraste se acentua à medida que mudamos de uma para a outra. Na Catedral de Milão, com suascinco naves, a largura é muito superior á altura: predomina a diretriz longitudinal, e a vertical é uma diretriz tão secundária que o ambiente – todo o conteúdo iconográfico do “estilo” – temcaracterísticas espaciais mais clássicas do que góticas. Na França, as alturas elevam-se bruscamente, permanecendo de 3 a 5 naves. Nas grandes catedrais inglesas, as diretrizes apresentam-se simultaneamente comigual valor.
A arquitetura gótica inglesa apresenta uma qualidade absolutamente moderna: a de expansão de possibilidade de crescimento, da articulação dos edifícios. Enquanto a Catedral de Milão ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saber ver arquitetura
  • Saber ver arquitetura
  • Saber ver a arquitetura
  • Saber ver a Arquitetura
  • Saber ver a arquitetura(questionario)
  • saber ver a arquitetura
  • saber ver a arquitetura
  • Saber ver a arquitetura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!