Saber com sabedoria: do equilíibrio do corpo em epicuro

2593 palavras 11 páginas
cadernos ufs - filosofia

SABER COM SABEDORIA: DO EQUILÍIBRIO DO CORPO
EM EPICURO
Flaviano Oliveira Fonsêca
Doutor em Filosofia - UFPE

Abstract: This article deals essentially with practical philosophy. Epicurus argues that our choices pass through feelings of pleasure and pain, and the soul exerts its natural function fully, in the man, when it favors the domain of itself. This is possible by two ways: justice and the friendship.
And the philosophy is the wisdom of acting from itself exactly, as an exercise for the happy life.
Keywords: practical philosophy, Epicuro, know, wisdom, happy life.

artigos

Resumo: Este artigo trata essencialmente de filosofia prática. Epicuro argumenta que nossas escolhas passam pelos sentimentos de prazer e dor, e que a alma exerce plenamente a sua função natural, no homem, quando favorece o domínio de si. Isso é possível por duas vias: a da justiça e a da amizade. E a filosofia é a sabedoria do agir a partir de si mesmo, como um exercício para a vida feliz.
Palavras-chave: filosofia prática, Epicuro, saber, sabedoria, vida feliz.

17

cadernos ufs - filosofia

O gozo mais alto e mais sólido resulta da condição de equilíbrio (boa disposição) da carne, e a esperança fundada de conservá-la, para quem saiba considerá-la, proporciona a mais alta e segura alegria. Epicuro1.

PREÂMBULO:
A filosofia pré-moderna tem muito a nos ensinar não apenas em momentos de crise de paradigmas ou mesmo de civilização como estamos vivendo, mas principalmente porque faz reacender as potencialidades do nosso ser e do nosso conhecer. Para nos ajudar a refletir sobre um modelo de filosofia prática, penso que seja extremamente válido e até salutar acompanhar as preciosidades do modo de pensar do mestre do jardim. Creio que esta reflexão sobre o equilíbrio do corpo como caminho capaz de induzir uma boa disposição para a alma e consequentemente para a vida como um todo é algo insubstituível e irrenunciável na urgência

Relacionados