saúde coletiva

Páginas: 6 (1270 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014





Aluna: Aline Siqueira Brandão
Disciplina: Enfermagem & Saúde Coletiva 2
Professora: Renata Carneiro Ferreira.




MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS








Fortaleza, Ceará.
Introdução
Neste relatório, falarei sobre medidas antropométricas, tais como: pressão arterial, peso, glicemia e altura. Definirei cada uma, explicarei quais são os materiais utilizados, as técnicas ea importância de realizar estes procedimentos. Segundo Michels,2000, a antropometria é a “Parte da antropologia que estuda as proporções e medidas do corpo humano”.

Desenvolvimento
A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos, com a força proveniente dos batimentos cardíacos. Quanto mais sangue for bombeado do coração por minuto, maior será esse valor,que tem dois números: um máximo, ou sistólico, e um mínimo, ou diastólico. O primeiro se refere à força de bombeamento do coração e o segundo, à pressão dos vasos sanguíneos periféricos (braços, pernas e abdome). A pressão não é fixa e pode variar instantaneamente, dependendo do estado da pessoa no momento (se está em repouso, em atividade, nervosa ou falando alto, por exemplo). O valor éconsiderado normal quando o máximo atinge até 120 mmHg ou, popularmente, 12, e o mínimo fica na faixa de 80 mmHg, ou 8. É a almejada pressão 12/8.
- Material utilizado: estetoscópio e o esfigmomanômetro.
- Técnica: se apresentar ao paciente, falar o objetivo do procedimento e fazer algumas perguntas, como por exemplo: se realizou alguma atividade física(se sim, esperar 1 hora), se subiu ou desceu algumarampa ou escada(se sim, esperar 5 minutos), se ingeriu alguma bebida quente ou gelada(se sim, esperar 30 minutos), se é fumante(se sim, esperar 30 minutos) e se faz uso de algum anti-hipertensivo. O segundo passo é pedir ao paciente que sente (com os pés no chão), mas se necessário, deitado, braço na altura do coração, ligeiramente fletido, palma da mão para cima. Em seguida, o profissional devefazer uma estimativa da pressão sistólica palpando o pulso radial e inflar o manguito até não ouvi-lo. Depois da estimativa, palpasse o pulso braquial, coloca a braçadeira, põe o estetoscópio no ouvido e infla o manguito até 100 e solta devagar, ouvindo assim a pressão sistólica e diastólica.
No peso e altura, avaliam-se as medidas corporais.
- Material utilizado: balança eletrônica emecânica ( mais utilizada na rede pública),papel toalha, fita métrica e antropômetro horizontal.
- Técnica para pesar crianças menores de 2 anos e até 16kg: destravar a balança; verificar se a balança está calibrada (a agulha do braço e o fiel devem estar na mesma linha horizontal), caso contrário, calibrá-la, girando lentamente o calibrador; até que a agulha do braço e o fiel estejam nivelados; apósconstatar que a balança está calibrada, ela deve ser travada; despir a criança com o auxílio da mãe; colocar a criança sentada ou deitada no centro do prato, de modo a distribuir o peso igualmente; destravar a balança, mantendo a criança parada o máximo possível nessa posição; mover os cursores sobre a escala numérica: primeiro o maior para os quilos, depois o menor para os gramas; até que a agulhado braço e o fiel estejam
nivelados; travar a balança, evitando, assim, que sua mola desgaste, assegurando o bom funcionamento do equipamento; realizar a leitura de frente para o equipamento, com os olhos no mesmo nível da escala, a fim de visualizar melhor os valores apontados pelos cursores; fazer a anotação do peso na ficha da Vigilância Alimentar e Nutricional/prontuário; retirar a criança eretornar os cursores ao zero na escala numérica; marcar o peso no Cartão da Criança. Para medir a altura: deitar a criança no centro do antropômetro, descalça e com a cabeça livre de adereços; manter, com a ajuda da mãe/outra pessoa: a cabeça apoiada firmemente contra a parte fixa do equipamento, com o pescoço reto e o queixo afastado do peito; os ombros totalmente em contato com a superfície...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saude coletiva
  • Saude coletiva
  • Saúde coletiva
  • Saude coletiva
  • saude coletiva
  • Saúde coletiva
  • SAUDE COLETIVA
  • saude coletiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!